A direção da Famurs esteve reunida, nesta quarta-feira (28/12), com o secretário-adjunto da Saúde do RS, Francisco Paz.

A direção da Famurs esteve reunida, nesta quarta-feira (28/12), com o secretário-adjunto da Saúde do RS, Francisco Paz. No encontro, os representantes da Federação cobraram que o Estado regularize o repasse de recursos aos municípios. A entidade estima que a dívida do Piratini com as prefeituras na área da saúde seja de R$ 330 milhões. O valor corresponde a débitos de 2014, 2015 e 2016. “A situação é séria. Queremos ver o que pode ser feito para minimizar as dificuldades dos prefeitos”, explicou o presidente da Famurs, Luciano Pinto.

Paz demonstrou preocupação com o impacto da falta de recursos na política de saúde dos municípios. No entanto, não sinalizou quando as prefeituras serão pagas. “As possibilidades financeiras [do Estado] estão muitos ruins. Não vejo perspectiva de resolver tudo”, lamentou o secretário-adjunto.

Prestação de contas

Durante a reunião, também foi solicitado que o Estado forneça um relatório com quanto cada município tem a receber por projeto pactuado com a Secretaria da Saúde do RS. “As prefeituras precisam do detalhamento, da informação discriminada por programa para o fechamento de contas”, alegou o assessor técnico da Área de Saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho. A expectativa é que a Famurs receba as informações até 15 de janeiro de 2017.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399

[email protected]

-

Informações da notícia

Data de publicação: 28/12/2016