O governo do Estado depositou nas contas dos municípios, nesta sexta-feira (12/02), as parcelas de janeiro e fevereiro da dívida na área da saúde.

O governo do Estado depositou nas contas dos municípios, nesta sexta-feira (12/02), as parcelas de janeiro e fevereiro da dívida na área da saúde. Entraram nos cofres das prefeituras R$ 24 milhões. O recurso foi liberado após o Piratini saldar o compromisso mensal com a União e ter as contas desbloqueadas. Em dezembro do ano passado, o governador José Ivo Sartori atendeu ao pedido da Famurs e se comprometeu a pagar R$ 291 milhões em 24 vezes. São recursos que não foram repassados para os programas municipais de saúde em 2014 e 2015. “A Famurs sempre acreditou na negociação e na palavra do governador. O Estado ter cumprido o que foi combinado é fator muito importante para negociações futuras”, avalia o coordenador-geral da Federação, Márcio Espindola.

(Leia mais: Estado atrasa pagamento da primeira parcela da dívida com os municípios na área da saúde)

O Estado acumula atrasos na transferência de verbas para programas municipais de saúde desde 2014. Problema que atinge a prestação de serviços essenciais como a Farmácia Básica. Ao todo, 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) permanecem fechadas por falta de recursos. Há problemas em Venâncio Aires, onde a prefeitura foi obrigada a paralisar uma ambulância do Samu. Em São Lourenço do Sul, o município demitiu 18 funcionários da Equipe de Saúde da Família. Em Três Passos, foi suspenso o Primeira Infância Melhor (PIM).

(Leia mais: Famurs disponibiliza valor da dívida do Estado por município)

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Governador José Ivo Sartori recebeu prefeitos no Palácio Piratini para falar sobre os atrasos na saúde

Informações da notícia

Data de publicação: 12/02/2016