A Famurs orientou, nesta quarta-feira (10/02), os secretários municipais de saúde sobre o Dia Nacional de Luta contra o mosquito Aedes aegypti, que será promovido no dia 13 de fevereiro (sábado).

A Famurs orientou, nesta quarta-feira (10/02), os secretários municipais de saúde sobre o Dia Nacional de Luta contra o mosquito Aedes aegypti, que será promovido no dia 13 de fevereiro (sábado). No Rio Grande do Sul, a ação contará com a participação de 60 mil profissionais. Eles visitarão residências para passar orientações e verificar possíveis locais com água parada. Além disso, será realizado um mutirão de limpeza de áreas públicas e tratamento de resíduos. “A Famurs está empenhada em mobilizar o maior número de pessoas. O Aedes transmiti dengue, zika e chikungunya. Conter os focos do mosquito é uma luta de todos”, defende o assessor da Área Técnica de Saúde da Federação, Paulo Azeredo.

Na sexta-feira (05/02), o Secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, confirmou o primeiro caso importado de zika vírus no Rio Grande do Sul. Uma mulher de 30 anos contraiu o vírus em viagem ao Mato Grosso.

Ações que a Secretaria da Saúde do RS sugere que os municípios desenvolvam em 13 de fevereiro.

– Envolvimento da comunidade.
– Disponibilização dos equipamentos (carros, caminhões, tratores, etc) das secretarias municipais.
– Realização de visitas domiciliares para ações educativas e de identificação e controle de focos, com apoio dos militares, especialmente nos municípios sede de quartéis e do entorno.
– Revisão dos prédios públicos para identificação e controle dos focos.
– Mutirões de limpeza nas áreas públicas e outros locais de acúmulo de lixo e materiais inservíveis.
– Parcerias com organizações governamentais e não governamentais (CDL, Lions, Rotary, associações comunitárias, paróquias, etc).
– Ações educativas em locais com maior visibilidade (atividades lúdicas, peças de teatro, distribuição de material impresso, adesivos, faixas, carro de som, etc) e/ou em eventos como jogos esportivos, religiosos, educativos e outros.
– Ações de comunicação envolvendo a mídia local, especialmente as rádios.

Confiraaquia nota técnica da área de saúde da Famurs sobre a dengue.

Confiraaquia nota técnica da área de saúde da Famurs sobre o Zika vírus;

Confiraaquia nota técnica da área de saúde da Famurs sobre os agentes comunitários de saúde.

Confiraaquia nota técnica da área de saúde da Famurs sobre os agentes de endemias.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 10/02/2016