O governador José Ivo Sartori atendeu ao pedido do presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, e anunciou o pagamento dos repasses em atraso do Estado para os municípios gaúchos na área da saúde.

O governador José Ivo Sartori atendeu ao pedido do presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, e anunciou o pagamento dos repasses em atraso do Estado para os municípios gaúchos na área da saúde. Conforme Folador, trata-se de uma conquista da Federação neste final de ano. “É um presente de Natal para os prefeitos. Muitos já nem contavam mais com esse auxílio”, destacou. A dívida será parcelada em 24 vezes entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017. O Tribunal de Contas (TCE) garantiu que esses créditos poderão ser contabilizados no fechamento de contas. A Federação já solicitou ao Piratini a divulgação detalhada de quanto cada município tem a receber.

Confiraaquia relação completa dos valores atrasados na área da saúde para cada município.

O governo do Estado acumula atrasos na transferência de recursos para programas municipais de saúde desde 2014. São R$ 180 milhões referentes a não pagamento do ano passado e R$ 52 milhões de 2015. A falta de repasse atinge a prestação de serviços essenciais como a Farmácia Básica. Ao todo, 16 UPAs permanecem fechadas pelo atraso nos repasses. Há problemas em Venâncio Aires, onde a prefeitura foi obrigada a paralisar uma ambulância do Samu. Em São Lourenço do Sul, o município demitiu 18 funcionários da Equipe de Saúde da Família. Em Três Passos, foi suspenso o Primeira Infância Melhor (PIM).

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Governador José Ivo Sartori recebeu prefeitos no Palácio Piratini para falar sobre os atrasos na saúde

Informações da notícia

Data de publicação: 16/12/2015

Compartilhe!