Aproximar os municípios da política estadual e ampliar o conhecimento sobre a rede de apoio.

Aproximar os municípios da política estadual e ampliar o conhecimento sobre a rede de apoio. Esses foram os objetivos do segundo Seminário Estadual de Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas, realizado nesta quarta-feira (19/8), em Porto Alegre, oportunidade em que foram debatidas alternativas para reduzir o impacto do fenômeno das drogas sobre a sociedade. Na abertura do evento promovido pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas o presidente em exercício da Famurs, Paparico Bacchi, ressaltou que a problemática das drogas é um desafio que precisa ser superado através de ações articuladas entre a União, estados e municípios. Paparico também anunciou que a federação apoia a criação de conselhos em todos os municípios gaúchos, pois acredita que por meio dos colegiados é possível articular ações preventivas locais e regionais com maior resolutividade.

Para o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Eduardo Cruz, a regionalização da política nacional sobre drogas é urgente e necessária. Segundo ele as ações existentes não atingem a causa, apenas a consequência. “Acreditamos que por meio dos conselhos municipais será possível articular um trabalho preventivo capaz de mudar esta realidade”, afirmou Eduardo Cruz. Conforme o conselheiro apenas 10% dos municípios gaúchos possuem conselhos sobre drogas.

O diretor do departamento estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas reforçou a necessidade de criação dos conselhos municipais sobre drogas. Conforme Edison Tabajara Rangel Cardoso “este núcleo será o responsável no direcionamento das políticas públicas sobre drogas nas comunidades”.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, César Luís de Araújo Faccioli, o Estado deve avançar na relação com os municípios na questão preventivas sobre as drogas. Faccioli disse que além de sensibilizar a sociedade e promover fundos para ações concretas “o Estado deve atuar junto para identificar e mapear as dificuldades locais e regionais, construindo soluções e contribuindo para o surgimento de estruturas locais, caso, os conselhos municipais de combate às drogas”, disse Faccioli.

O seminário foi foi promovido pelo Conselho Estadual de de Políticas Públicas sobre Drogas.

Veja a relação dos municípios que possuem conselhos sobre drogas em atividade;

Balneário Pinhal

Bento Gonçalves

Caibaté

Camaquã

Canoas

Casca

Charqueadas

Criciumal

Cruz Alta

Cruzeiro do Sul

Dois Irmãos

Erechim

Esteio

Farroupilha

Fortaleza dos Valos

Gramado

Gravataí

Guaíba

Horizontina

Ibirubá

Igrejinha

Ijuí

Ivoti

Lagoa Vermelha

Lajeado

Montenegro

Não-Me-Toque

Nova Roma do Sul

Novo Hamburgo

Osório

Passo Fundo

Porto Alegre

Progresso

Rio Grande

Santa Cruz do Sul

Santa Maria

Santa Rosa

São José do Norte

São Leopoldo

Sapucaia do Sul

Tapes

Taquari

Tramandaí

Três Coroas

Uruguaiana

Vacaria

Venâncio Aires

Três de Maio

Assessoria de Comunicação Social (51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

II Seminário estadual de conselhos municipais de políticas úblicas sobre drogas

Informações da notícia

Data de publicação: 19/08/2015