“Neste momento, a saúde é o calcanhar de Aquiles de todos os prefeitos.

“Neste momento, a saúde é o calcanhar de Aquiles de todos os prefeitos.” Ao relatar a situação problemática do setor nos municípios, o presidente da Famurs, Seger Menegaz, iniciou um dos debates mais esperados do 35º Congresso de Municípios. Com mediação da prefeita de Cristal, Fábia Richter, o painel “A saúde pede socorro” reuniu o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, e o auditor público do Tribunal de Contas (TCE), Elson Schemes.

Na avaliação de Schemes, o nível crescente de exigência do cidadão não é acompanhado pela melhora nos serviços e pelo aumento nos repasses. “Os municípios não têm autonomia nem dinheiro”. E questionou. “O acesso ao sistema público de saúde deveria realmente ser universal? Ou destinado apenas aos menos favorecidos?”.

Gabbardo defendeu a qualificação da atenção básica para diminuir número de pessoas internadas. “Somente dessa forma conseguiremos reduzir o gasto com hospitais. Mas para isso, é preciso coragem”, defendeu. Presidente em exercício do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), ele ainda traçou um panorama dos problemas da área em todo o Brasil.

Ao final do encontro, o microfone foi aberto aos prefeitos, que fizeram perguntas e cobranças aos painelistas.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

.

Informações da notícia

Data de publicação: 07/07/2015