Prefeitos que participaram da Assembleia de Verão da Famurs, nesta quinta-feira (26/2), em Capão da Canoa, manifestaram grande preocupação com os protestos de caminhoneiros no país.

Prefeitos que participaram da Assembleia de Verão da Famurs, nesta quinta-feira (26/2), em Capão da Canoa, manifestaram grande preocupação com os protestos de caminhoneiros no país. No Rio Grande do Sul, bloqueios e paralisações começam a acarretar prejuízos a serviços essenciais como educação e saúde. De acordo com o presidente da Famurs, Seger Luiz Menegaz, a entidade considera justa a reivindicação dos caminhoneiros e articula uma alternativa de diálogo com governo federal para resolver o problema. “O objetivo é evitar prejuízos econômicos e sociais aos municípios e a sua população”, resumiu Menegaz.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e prefeito de Pinhal, Edmilson Pellizzari, a falta combustível na região prejudica o transporte escolar e as obras de infraestrutura. “Estamos tendo que economizar gasolina para ter um reserva em caso de emergências da saúde”, revelou. “As indústrias de laticínios não estão recebendo leite, e os produtores já estão colocando leite fora”, lamentou Pellizzari. “A situação está ficando dramática”, resumiu.

Em Palmitinho, região norte do Estado, a situação também é calamitosa. Conforme o prefeito Luiz Carlos Panosso, a paralisação já atinge os caminhões de ração. “Os suinocultores não têm mais como alimentar os animais, os porcos estão se alimentando de outros porcos, e a nossa economia vai ter problemas muito sérios”, descreveu o prefeito Luiz Carlos Panosso. O bloqueio dos caminhões de ração também atinge a avicultura.

Palestrante da Assembleia de Verão, o ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas, comunicou sobre os prefeitos sobre as medidas a serem adotadas pelo governo federal. Entre as proposições estão a redução do pedágio para caminhoneiros, a prorrogação por um ano do pagamento de financiamentos de veículos para caminhoneiros autônomos e o compromisso de não reajustar o diesel por seis meses.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

O ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas e o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, estiveram, nesta quinta-feira (26/2), na Assembleia de Verão da Famurs, em Capão da Canoa. O evento contou com mais de 400 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários autoridades.

Informações da notícia

Data de publicação: 27/02/2015