Os municípios gaúchos têm grande potencial para a geração de biogás.

Os municípios gaúchos têm grande potencial para a geração de biogás. Esse é o resultado do diagnóstico elaborado pelo Instituto Brasil, com base numa pesquisa realizada em quatro cidades: Santo Ângelo, Entre-Ijuís, São Pedro do Butiá e São Miguel das Missões. O estudo concluiu que o maior desafio para a produção da energia renovável no Estado é a formação de consórcios entre pequenos municípios com até 25 mil habitantes. O relatório considerou a produção das energias hídrica, eólica, solar e de biomassa.

De acordo com o presidente da Famurs, Valdir Andres, é necessário que a produção de biogás seja feita em larga escala. “O desafio agora será unir os pequenos produtores para que eles possam transformar essa energia em lucro”, destacou Andres. A partir de 2014, os agricultores terão a possibilidade de vender energia produzida pelo biogás para as concessionárias de energia elétrica. “Vamos fazer com que a produção do agricultor substitua a energia que ele compra. Isso aquece a economia do município e evita a poluição do manancial hídrico”, ressalta o presidente do Instituto Brasil, Giovanni Scarascia. O dirigente do Instituto reforça, no entanto, a importância das prefeituras terem um departamento voltado às energias renováveis para tratar de projetos na área.

A apresentação do diagnóstico aconteceu nesta quarta-feira (6/11), durante a realização da 3ª edição do Ambiental Brasil 2013, no salão de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 514). O encontro continua nesta quinta-feira (7/11). Promovido pelo Instituto Brasil, o evento é destinado para gestores municipais, estudantes, profissionais das áreas de desenvolvimento, energia e meio ambiente, além de empresários do setor.

O seminário conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), do Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social (Iped) e do Gruppo di Volontariato Civile (GVC). Também participaram da abertura do encontro o secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, Claudio Dilda; e a deputada estadual Zilá Breitenbach, represetando o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen.

Confira a programação do encontro para esta quinta-feira.

DIA 7 DE NOVEMBRO DE 2013

8 horas

8h30min

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E A MUNICIPALIDADE
Ministro AUGUSTO NARDES
Exmo. Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)

9h50min

INTERVALO

10h10min

ENERGIAS RENOVÁVEIS E FINANCIAMENTOS PARA MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: O FUNDO CLIMA E OUTROS PROGRAMAS
José Guilherme da Rocha Cardoso
Chefe do Departamento de Meio Ambiente
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

10h40min

PROJETOS ENERGÉTICOS ALTERNATIVOS EM NÍVEL MUNICIPAL NA EUROPA E NO BRASIL
Michelle Grassi (Itália)
Representante Oficial
Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU)
Studio Alfa

11h30min

ALMOÇO

14 horas

ENERGIAS RENOVÁVEIS EM PEQUENOS MUNICÍPIOS:
NOVOS DESAFIOS E NOVAS OPORTUNIDADES – Avaliação do Evento e Encerramento Oficial
Giovanni Weber Scarascia
Presidente
Instituto Brasil
Mario Fundaró
GVC Itália

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas agricultura

Informações da notícia

Data de publicação: 06/11/2013