Presidente Marcelo Arruda garante espaço de um painel dentro da programação da Casa Famurs na Expointer, para exposição do setor Avícola aos prefeitos,

A Avicultura é a segunda principal atividade agropecuária do Rio Grande do Sul, responsável pela geração de renda de mais de 7.700 pequenos produtores, 35 mil empregos diretos e 500 mil empregos indiretos. Com o intuito de unir os avicultores gaúchos, a Associação de Avicultores de Frango de Corte e Postura Riograndense (Asacop/RS ) foi fundada em 2020.

Apesar de uma instituição a nível estadual relativamente jovem, a Asacop vem representando os interesses dos avicultores e/ou dos produtores rurais, trazendo, através de reunião nesta sexta-feira (14/06), ao presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda, o diálogo em prol da causa.

Segundo a presidente da Asacop, Júlia Ottoni, é necessário que os avicultores sejam valorizados, sejam remunerados de forma justa para que a atividade seja viável. Júlia ainda enfatizou que os avicultores estão em desespero, buscando o auxílio das entidades governamentais.

 “Queremos estar inseridos na Câmara Setorial da Avicultura, que é o fórum para os debates do setor junto ao governo estadual”. Além do pleito, Julia adianta que pretendem organizar eventos em parceria com a Famurs para demonstrar aos gestores municipais a importância do setor e a legislação vigente que trata em especial dos participantes de sistemas integrados.

Em Santo Antônio do Palma fica localizada a sede da Asacop. A entidade conta com associados em 110 municípios gaúchos, sendo que dos 497, em 248 há a atividade. Entre os integrantes da Asacop estão produtores de frango, ovos e perus, os quais produzem, praticamente, para todas as empresas sediadas no RS, como: BRF, JBS, Aurora, Vibra, Bom Frango, Mais Frango, Languirú, Frangos Piovesan, entre outras.

Enquanto presidente da Casa dos Municípios Gaúchos, Marcelo Arruda, colocou a área técnica da Famurs, através da assessoria de Ismael Horbach, a disposição para apoio da participação da Asacop em reuniões na Câmara Setorial. Arruda ainda garantiu o espaço de um painel dentro da programação da Casa Famurs na Expointer, para exposição do setor Avícola aos prefeitos, e assim possibilitar diálogo em prol de medidas à cadeia.

Informações da notícia

Data de publicação: 14/06/2024

Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567

Créditos das Fotos: Aminie Cardoso - MTB 1567