Prefeituras têm até dia 15 de dezembro para enviar propostas via Transfere.gov. Prazo não será prorrogado, afirma o governo federal

Para auxiliar os municípios que decretaram situação de calamidade pública por conta de eventos climáticos extremos, entre eles os municípios gaúchos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou um programa de atendimento para execução de custeio para recuperação de estradas vicinais. O programa tem o objetivo de minimizar os resultados causados por eventos adversos, além de fomentar a produção a agropecuária de pequeno e médio porte, a partir da melhor trafegabilidade dos produtos, comercialização e distribuição.

Poderão participar do programa municípios com decretos municipais de calamidade pública causados pelas fortes chuvas reconhecidos pelo governo estadual, as administrações municipais deverão apresentar proposta com quilômetros de estradas a serem recuperados e fotos georreferenciadas das estradas afetadas. 

Os municípios aptos ao programa tem até o dia 15 de dezembro para cadastrarem e enviarem suas propostas, via Trasfere.gov. De acordo com o governo federal, o prazo é improrrogável. Já a análise dos requisitos acontece de 18 a 22 de dezembro; e a celebração e assinatura do termo de convênio estão previstas para acontecer até o dia 29 de dezembro. 

O MAPA também divulgou que, no momento, não dispõe de orçamento extra, no entanto, buscará indicação orçamentária junto à base parlamentar para custeio do convênio. Para o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, embora não esteja prevista ainda a fonte de custeio, a iniciativa busca prestar auxílio aos município em uma área importante, melhorando o transporte da produção na zona rural.

A Famurs, através da Rede de Parcerias, está buscando a organização de uma reunião com o MAPA, para esclarecimentos de eventuais dúvidas a respeito do convênio. Após definida, a data será informada aos municípios aptos ao programa.


Informações da notícia

Data de publicação: 06/12/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: MAPA