Reunião virtual na manhã desta terça-feira alinhou estratégias entre a Defesa Civil, bancada gaúcha e municípios visando mitigar danos após o temporal da madrugada de sexta

Dando continuidade ao intenso trabalho para auxiliar os municípios atingidos pelo ciclone extratropical, a Famurs acompanhou na manhã desta terça-feira (20/06) uma reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Wellington Dias, e com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros. Durante o encontro virtual, proposição do deputado Alceu Moreira, foram alinhadas estratégias para disponibilização e liberação de recursos, bem como articulação da bancada gaúcha para destinação de repasses através de medida provisória.

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, reforçou o valioso apoio do governo federal, mas frisou a importância da destinação de recursos que ainda não foram repassados aos municípios gaúchos, provenientes de situação de emergência, período de estiagem e cheias anteriores. “Contamos com a liberação, o mais breve possível, dos recursos disponibilizados para este momento, mas também daqueles que estão pendentes aos municípios, pois estamos com grande demanda neste momento”, afirmou.  

Na oportunidade, Orsi ressaltou que os municípios estão sendo solidários um com outros, como no empréstimo de equipamentos e máquinas, mas a Famurs tem orientado os gestores a formalizarem acordos de cooperação, com aprovação da Câmara de Vereadores, por uma questão de segurança jurídica. Inclusive, na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, a Famurs fará uma reunião com técnicos da entidade e prefeitos para alinhamento de informações e levantamento da atual situação no estado.

O encontro contou com a participação do corpo técnico da Famurs, com a presença do coordenador de Agricultura e Turismo, Mário Nascimento; da coordenadora do departamento Jurídico, Ana Paula Ziulkoski; do assessor de Agricultura, Ismael Horbach; do assessor jurídico Rodrigo Westphalen; da assessora de Assistência Social, Lia Ribeiro Lopes; e do assessor Henrique Scholz.

Informações da notícia

Data de publicação: 20/06/2023

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!