O 1º Fórum Estiagem em Foco, realizado em parceria com o governo do Estado, ocorre junto ao 30º Seminário de Secretários(as) Municipais de Agricultura do RS promovido pela Famurs.

Entre os dias 10 e 11 de maio, o auditório da Famurs vai receber os secretários municipais de agricultura do RS para o 1º Fórum Estiagem em Foco, promovido em conjunto com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi),  dentro da programação do 30º Seminário de Secretários(as) Municipais de Agricultura do RS. Na pauta, as medidas permanentes de enfrentamento aos eventos climáticos extremos, principalmente a estiagem, na agropecuária gaúcha.

A trigésima edição do Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS também vai discutir as políticas públicas e recursos para o setor, formas de minimizar os impactos da seca no estado, manejo e conservação do solo, reservação de água, políticas de fomento ao pequeno produtor, entre outros temas.

Entre as autoridades confirmadas estão: o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, que vai falar sobre o Avançar Agro; a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, que apresentará aspectos legais e técnicos sobre reservação de água; o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini, que vai trazer as políticas estaduais de fomento ao pequeno produtor. 

Em relação às instituições, a programação conta com representantes da UFRGS, Embrapa e Sebrae. O diretor do Departamento de Defesa Vegetal, Ricardo Augusto Felicetti, o coordenador do Comitê Gestor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS), Dr. Jackson Freitas Brilhante de São José, e o meteorologista Flávio Varone vão abordar o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS). 

Outra temática de interesse será ministrada pelos professores da UFRGS Dr. Paulo Cesar Faccio Carvalho e Cimelio Bayer no painel Contribuições do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Dados atualizados até o mês de abril, informados pelos municípios gaúchos, indicam que  391 municípios sofrem com situação de emergência por causa da estiagem. Destes, 386 foram homologados pelo Estado e 378 reconhecidos pela União. As perdas estimadas somam R$21 bilhões na agricultura, pecuária e transporte da água para famílias.


Data: 10 e 11 de maio de 2023

Local: Auditório da Famurs – Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS

Inscrições: http://bit.ly/seminarioagricultura



Informações da notícia

Data de publicação: 03/05/2023

Créditos: Janis Morais

Compartilhe!