Atendendo solicitação da Famurs, o governo do Estado anunciou que assinará, nos próximos dias, decreto modificando o atual regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (RICMS).

Atendendo solicitação da Famurs, o governo do Estado anunciou que assinará, nos próximos dias, decreto modificando o atual regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (RICMS). Na última terça-feira, dia 22, o presidente Salmo Dias entregou ao vice-governador José Paulo Cairoli, um ofício solicitando a suspensão dos decretos 50.645/2013 e 53.059/16, que estimulam a importação do leite através do Rio Grande do Sul.

O pedido demonstra a preocupação da entidade com os elevados estoques de leite em pó, originados, principalmente, pelo baixo consumo do mercado no Brasil e o aumento dos volumes importados. Segundo Salmo, a revogação dos decretos é um passo importante, mas ainda é necessário avançar nas demais políticas que o setor precisa. “A produção do leite está presente na maioria dos municípios gaúchos, gerando empregos no campo e na cidade. Todos os prefeitos defendem especialmente o produtor familiar que está sendo prejudicado”, reforçou Salmo.

Em 2016 e 2017, 100 mil toneladas de leite em pó ingressaram no mercado brasileiro, sendo 64 mil via Rio Grande do Sul. Por isso, os preços de comercialização do produto nacional tiveram queda e, por consequência, as indústrias brasileiras foram forçadas a baixar os preços de aquisição de leite junto aos produtores. Com a situação, produtores familiares estão saindo da atividade leiteira e buscando outras alternativas.

Área de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Presidente Salmo entregou ofício ao governador em exercício

Informações da notícia

Data de publicação: 25/08/2017