Em reunião na tarde desta terça-feira, 22, o presidente da Famurs, Salmo Dias, entregou um ofício ao governador em exercício, José Paulo Cairoli, solicitando a suspenção dos decretos 50.

Em reunião na tarde desta terça-feira, 22, o presidente da Famurs, Salmo Dias, entregou um ofício ao governador em exercício, José Paulo Cairoli, solicitando a suspenção dos decretos 50.645/2013 e 53.059/16, que estimulam a importação do leite através do Rio Grande do Sul. A ação demonstra a preocupação da entidade com os elevados estoques de leite em pó, originados, principalmente, pelo baixo consumo do mercado brasileiro e o aumento dos volumes importados, que vem afetando negativamente a economia dos municípios. “Se continuarmos com essa política de incentivo a importação, vamos quebrar o produtor de leite”, ressaltou Salmo.

Em 2016 e 2017, 100 mil toneladas de leite em pó ingressaram no mercado brasileiro, sendo 64 mil via Rio Grande do Sul. Por isso, os preços de comercialização do produto nacional tiveram queda e, por consequência, as indústrias brasileiras foram forçadas a baixar os preços de aquisição de leite junto aos produtores. Com a situação, produtores familiares estão saindo da atividade leiteira e buscando outras alternativas.

Além da suspenção dos decretos, a Famurs também solicitou apoio para a implantação imediata de um programa de aquisição dos estoques de leite em pó produzido pelas indústrias e cooperativas do Estado; apoio para a retirada imediata das licenças automáticas de importação de lácteos dos países do Mercosul; apoio para promoção de um programa para o desenvolvimento de novos mercados (nacional e internacional) para a produção leiteira brasileira; articulação para definição via CONFAZ de uma política única de tributação dos lácteos importados, que permita ao produto nacional assegurar sua competitividade; aquisição de leite em pó para abastecimento dos programas institucionais do Governo Estadual e apoio para aquisição de 50.000 toneladas de leite em pó para abastecimento dos programas de aquisição de alimentos do Governo Federal.

Área de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Presidente Salmo entregou ofício ao governador em exercício

Informações da notícia

Data de publicação: 23/08/2017