A nova diretoria do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema) tomou posse nesta segunda-feira (15/05).

A nova diretoria do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema) tomou posse nesta segunda-feira (15/05). O ato foi realizado na sede da Famurs. A comissão será presidida pelo secretário de Agricultura de Pelotas, Jair Seidel. A eleição foi realizada durante o 25º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura, em abril deste ano. O Consema contribui com a Área Técnica de Agricultura da Famurs na definição das pautas prioritárias do setor.

O conselho ficou inativo por quatro anos. O retorno das atividades foi celebrado pelo assessor técnico de agricultura da Famurs, Ismael Horbach. “A retomada é importante pelo significado da agricultura no PIB do Rio Grande do Sul e pela discussão dos temas relevantes para todos”, explicou. Seidel comentou o desafio da nova direção. “Nós precisamos reorganizar a instituição para que possamos ser fortes”, defendeu.

O secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, ressaltou a importância da colaboração entre Estado e municípios. “Reafirmo o nosso trabalho e parceria. Proponho que a gente tenha uma agenda de trabalho bem integrada”, ponderou. Com a experiência de quem acompanha o trabalho do Consema desde 1993, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Iberê Orsi, destacou a importância das ações desenvolvidas pelo colegiado. “O conselho de secretários reflete a necessidade dos municípios”, alertou.

A nova diretoria fez, durante o encontro desta segunda-feira, ajustes no regimento interno do conselho. Também foi definido o plano de trabalho para os próximos meses. A atuação estará organizada em quatro eixos: ampliar a participação das associações regionais no Consema, destacar a importância do agronegócio para a economia dos municípios, buscar políticas públicas para reduzir o êxodo rural e planejar ações para estimular a instalação de agroindústrias nos municípios gaúchos.

Nova diretoria do Consema

Presidente: Jair Seidel (Pelotas) – AZONASUL

Vice-presidente: André Kaufmann (Venâncio Aires) – AMVARP

1º secretário: Carlos Fontoura (Osório) – AMLINORTE

2º secretário: Gledes Forneck (Salvador do Sul) – AMVARC

1º tesoureiro: Rafael Marques (São Francisco de Paula) – AMSERRA

2º tesoureiro: Altair Dill (São José do Inhacorá) – AMGSR

Próximas reuniões do Consema

26 de julho

27 de setembro

29 de novembro

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

-

Informações da notícia

Data de publicação: 15/05/2017

Compartilhe!