Oitenta secretários municipais de agricultura receberam, na manhã dessa quinta-feira (1º/09), orientações sobre conservação do solo e inspeção sanitária.

Oitenta secretários municipais de agricultura receberam, na manhã dessa quinta-feira (1º/09), orientações sobre conservação do solo e inspeção sanitária. O 24º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura foi realizado no auditório da administração do Parque Assis Brasil, em Esteio. A atividade integrou a programação da Famurs na Expointer. De acordo com o coordenador da Agricultura da Famurs, Mário Nascimento, o evento atingiu o objetivo. “O seminário pretendia qualificar e mostrar ao gestor público as oportunidades, potencialidades e formas de viabilizar um incremento maior das receitas através da agregação de valor à produção primária”, explica.

O secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, lembrou que a Expointer também é uma oportunidade para qualificar os gestores públicos. Em seguida, apresentou as principais características do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água. O dirigente afirmou que “é preciso conscientizar o produtor sobre os cuidados com o solo”. Lembrou que o uso inadequado da terra pode comprometer a produtividade das lavouras.

Na área de inspeção sanitária, os técnicos da Secretaria de Agricultura passaram orientações sobre os cuidados com a legislação e com a fiscalização das agroindústrias. A promotora pública Caroline Vaz falou sobre a atuação do Ministério Público do RS na inspeção de alimentos. “O Estado não tem conseguido que o alimento chegue seguro ao consumidor”, destacou. O MP estimula que os municípios inspecionem os alimentos e fiscalizem os estabelecimentos comerciais.

O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, defendeu o estímulo às agroindústrias como forma de gerar riqueza nos municípios. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Iberê Orsi, pediu o apoio das prefeituras para gestão sustentável da agricultura familiar nos municípios. Representantes do governo federal abordaram a relação entre as compras governamentais e o desenvolvimento municipal.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

A Assembleia Geral da Famurs, realizada durante a Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, discutiu as alternativas que podem auxiliar os prefeitos no esforço para fechar as contas. O evento contou com a participação de 200 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários.

Informações da notícia

Data de publicação: 01/09/2016