A implantação de políticas públicas de incentivo à bacia leiteira rendeu prêmios para três municípios gaúchos.

A implantação de políticas públicas de incentivo à bacia leiteira rendeu prêmios para três municípios gaúchos. Benjamin Constant do Sul, Fagundes Varela e Nova Candelária venceram o concurso estadual “Município Amigo do Leite”, entregue de forma inédita no Rio Grande do Sul pela Famurs. A solenidade aconteceu, nesta quarta-feira (29/7), na abertura do 13º Congresso Internacional do Leite, promovido pela Federação com apoio da Embrapa Gado de Leite, do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) e da Emater. Realizado no centro de convenções da Fiergs, o evento discute mercado global, sucessão familiar, automação produtiva, novos produtos industriais, inovação, assistência técnica e extensão rural.

Para o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, o incentivo à produção de leite garante a manutenção das propriedades rurais e o fortalecimento da economia gaúcha. “A cadeia leiteira beneficia diretamente as famílias rurais e o comércio. A iniciativa deste prêmio deverá ser estendida para outros estados e reeditada no Rio Grande do Sul”, disse Folador.

O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 84 mil propriedades rurais que trabalham o leite como atividade econômica. O rebanho é composto por mais de 1,5 milhão de vacas leiteiras que produzem 4,6 bilhões de litros por ano, numa média de 12,62 milhões litros por dia. Os números fazem parte do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, uma pesquisa inédita sobre a cadeia leiteira gaúcha. O levantamento foi realizado de 22 de abril a 13 de maio pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL), em parceria com a Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) e a Famurs.

Confira os programas dos municípios vencedores.

Benjamin Constant do Sul – Programa Mais Leite

Benjamin Constant do Sul apresentou o Programa Mais Leite. A iniciativa é de 2013 e consiste na aplicação de políticas de incentivo para melhorias de pastagens com fornecimento gratuito de fertilizantes, além de melhoria na criação das bezerras leiteiras e boas práticas de higiene e sanidade na ordenha. Desde que foi implantado houve melhora na qualidade do leite, crescimento no faturamento, aumento da satisfação dos produtores no campo e o acompanhamento das terneiras leiteiras desde o nascimento conforme padrões oficiais de manejo. Em números o projeto representou aumento de 46% da produção e o fortalecimento da qualidade de vida do trabalhador do campo e qualificação da sucessão familiar.

Fagundes Varela – Programa de Impulsão Agropecuária

O município de Fagundes Varela implantou um conjunto de auxílios e incentivos que atingem várias áreas da produção primária, especial a bovinocultura leiteira. O foco do projeto está voltado ao desenvolvimento econômico do município por meio da estruturação e investimentos nas propriedades rurais, incentivando a permanência das famílias e dos jovens no meio rural. O resultado positivo foi verificado no expressivo crescimento da produção leiteira, fortalecimento da economia familiar, incremento da receita municipal e qualidade de vida do agricultor. A estratégia de ação consiste no fornecimento de serviço gratuito de máquinas para obras de infraestrutura interna e externas nas propriedades, favorecendo a alimentação, ordenha, reaproveitamento dos dejetos e transporte da produção.

Nova Candelária – Programa de Incentivo à Produção Leiteira

A prefeitura de Nova Candelária apresentou sua ação de Incentivo à Produção Leiteira. O programa buscou aumentar a produtividade e qualidade do produto através da melhoria e ampliação de instalações, isenções de taxas municipais, oferecimento de serviços de terraplanagem gratuito, fornecimento de sêmen bovino gratuito, atendimento veterinário e agronômico, e capacitação dos produtores, além de outras ações indiretas. Na prática, houve um incremento de 60% da produtividade de leite.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Três prefeituras conquistam prêmio de incentivo à cadeia leiteira. Benjamin Constant do Sul, Fagundes Varela e Nova Candelária foram os destaques.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/07/2015

Compartilhe!