A Famurs promove, durante os dias 28 e 29 de maio, o 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS, no auditório da Federação da Agricultura do RS (Farsul), no Parque Assis Brasil, em Esteio.

A Famurs promove, durante os dias 28 e 29 de maio, o 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS, no auditório da Federação da Agricultura do RS (Farsul), no Parque Assis Brasil, em Esteio. Com o tema “O campo abre caminhos”, o evento visa estimular o aumento da produtividade no setor agrícola. Durante o seminário, será discutida a implementação de sistemas de inspeção sanitária, entre outros temas.

De acordo com levantamento da Famurs, sete entre dez cidades gaúchas possuem o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Entretanto, apenas nove prefeituras aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que permite a comercialização de produtos agroindustriais da cidade por todo país. São elas: Alegrete, Santana do Livramento, Glorinha, Santa Cruz do Sul, Erechim, Rosário do Sul, São Pedro do Butiá, Miraguaí e Marau. Segundo o assessor técnico da Área de Agricultura da Famurs, Ismael Horbach, o principal entrave é a falta de recursos das prefeituras.

Para resolver esse problema, o governo federal lançou o novo Plano Nacional de Defesa Agropecuária, que ainda depende de regulamentação para entrar em vigor. “A Famurs solicitou a Ministra Katia Abreu que a responsabilidade da inspeção de rotina seja repassada aos proprietários, cabendo à prefeitura apenas a realização de auditorias periódicas”, esclarece Horbach. Com o novo plano, terão fim as cedências de veterinários de prefeituras para os governos de Estado e federal. Esse procedimento representa um gasto de aproximadamente R$ 20 milhões por ano para os municípios gaúchos, segundo pesquisa da Famurs.

Outro tema que será abordado no encontro é o setor lácteo. O painel “Desafios e oportunidades para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite nos municípios gaúchos”, será apresentado pelo presidente da Associação Gaúcha de Laticínios (AGL), Ernesto Krug. Segundo ele, 90% dos municípios estão envolvidos com a cadeia leiteira.

O evento é destinado a prefeitos, secretários municipais de agricultura, vereadores, engenheiros agrícolas, médicos veterinários e demais técnicos do setor. Interessados em participar do seminário devem realizar inscrição gratuita no site da Famurs. Para mais informações, entre em contato pelo email[email protected]ou pelo fone 3230.3100.

Confira a programação do evento

Dia 28 de maio

8h30 – Recepção – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Cases de Sucesso: – Experiências bem sucedidas na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e adesão ao SUASA: Município de Alegrete Município de Santana do Livramento – Alteração no Riispoa – MAPA

12h – Almoço na FARSUL – por adesão

13h30 – Mesa Redonda: – Políticas de Apoio ao Desenvolvimento Rural: Tarcísio José Minetto – Secretário Estadual da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) Clair Tomé Kuhn – Presidente da Emater/Ascar Carlos Rivaci Sperotto – Presidente da Farsul

14h15 – Perguntas e Respostas

14h30 – Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite nos Municípios Gaúchos: Ernesto Krug Presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL)

15h – Perguntas e Respostas

15h30 – Milk Break

15h45 – Políticas do Governo do Estado para o apoio e aumento da produtividade no campo: Ernani Polo – Secretário Estadual da Secretaria da Agricultura e Pecuária

16h30 – Perguntas e Respostas

17h15 – Encerramento

Dia 29 de maio

9h – Programas do MAPA em apoio ao desenvolvimento rural sustentável nos municípios: Caio Rocha – Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do MAPA

9h45 – Perguntas e Respostas

10h – Milk Break

10h20 – Oportunidades para produção sustentável nos municípios gaúchos – Francisco Turra – Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

11h – Perguntas e Respostas

11h45 – Encerramento

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

A Famurs promove, durante os dias 28 e 29 de maio, o 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS, no auditório da Federação da Agricultura do RS (Farsul), no Parque Assis Brasil, em Esteio. Com o tema "O campo abre caminhos", o evento visa estimular o aumento da produtividade no setor agrícola.

Informações da notícia

Data de publicação: 25/05/2015