Prefeito Sebastião Melo convidou presidente Luciano Orsi para participar de reunião, em Brasília, com a bancada gaúcha e discutir a transparência do projeto

O presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, recebeu na tarde de quinta-feira (29/06) o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na sede da Federação. Acompanhado do secretário municipal de Fazenda, Rodrigo Fantinel, Melo registrou sua preocupação em relação à reforma tributária e a importância da união entre os municípios.

Durante a reunião, os gestores se manifestaram a favor da reforma, mas ressaltaram que é preciso manter a autonomia dos municípios sem aumentar a complexidade do sistema. O prefeito Melo convidou o presidente Orsi para participar de uma reunião com a bancada gaúcha, que vai acontecer na próxima semana em Brasília. O objetivo é solicitar que o projeto não seja votado da forma como foi proposto. O prefeito de Porto Alegre manifestou que a reforma proposta é confusa e que o assunto precisa ter mais transparência.  

O tema já havia sido abordado mais cedo, na Assembleia Geral Extraordinária, com a presença dos presidentes das associações regionais. Na oportunidade, os gestores também se manifestaram a favor da reforma, mas sem prejudicar os municípios. Conforme Orsi, enquanto não houver um resultado final do relatório, para realização de um estudo técnico, a reforma não deve ser votada.

Também participaram do encontro o coordenador-geral da Famurs, Professor Nado; a assessora técnica de Receitas Municipais, Cinara Ritter; o presidente do Consef/RS e secretário de Fazenda de Veranópolis, Ricardo Ledur Gottardo; o consultor e especialista em Direito Tributário, Fernando Luz Lehnem.

Informações da notícia

Data de publicação: 30/06/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti