O número de alunos rede de educação municipal, o alto custo alocado pelos municípios na educação infantil e a preocupação acerca da municipalização dos anos finais foram apontados no encontro.

Para iniciar a quarta-feira (12/06), o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda, participou de reunião junto a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), na sede da entidade, em Porto Alegre.

Na ocasião, o presidente da Federação foi acompanhado pela Coordenação Geral da Casa dos Municípios para diálogo de aproximação junto a presidente da Undime/RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, também DME de Novo Hamburgo, o Coordenador Institucional da Undime/RS, Márcio Machado; e os demais membros da Diretoria Executiva da União: Ana Paula Ferreira Bennemann - DME de São Francisco de Paula; Cristiane V. Martin - DME de Igrejinha; Roberta Mainardi - DME de Erval Seco; e Sandra Betiatto - DME de Getúlio Vargas.

O número de alunos rede de educação municipal (que é maior do que do Estado, uma vez que a rede municipal conta com cerca 1 milhão de alunos), o alto custo alocado pelos municípios na educação infantil e a preocupação acerca da municipalização dos anos finais foram pautas abordadas durante o encontro.

Arruda pediu que a entidade formalize as demandas apresentadas e envie à Famurs, para após ser agendado um encontro entre Famurs, Undime e Secretaria Estadual de Educação, visando assim estreitar em regime colaborativo um encaminhamento pró redes de educação: municipal, estadual e privada.

A presidente da Undime/RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli concluiu a reunião com a realização de convite ao presidente da Famurs, Marcelo Arruda, para participação na reunião junto as regionais e Unicef SP, que ocorrerá dia 20 de junho, a partir das 9h.

Informações da notícia

Data de publicação: 12/06/2024

Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567