Municípios poderão financiar veículos em geral, equipamentos pesados, projetos de geração de energia solar, equipamentos de TI e de segurança pública

O Banrisul e o governo do Estado lançaram nesta segunda-feira (19/7) uma linha de crédito especial para os municípios gaúchos: o Programa de Financiamento Especial do Setor Público. O lançamento contou com a participação virtual do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.

Segundo o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, a iniciativa renova os votos de parceria da instituição bancária com os municípios gaúchos. “Para nós é muito importante ter um relacionamento estreito, porque é no município que as pessoas moram de fato. Agora trazemos uma nova linha, destinado aos municípios, para que possam comprar equipamentos e melhorar a vida dos seus munícipes”, afirmou.

Em sua manifestação, o presidente da Famurs salientou que o Banrisul é um parceiro importante da entidade e dos municípios gaúchos. “Ficamos felizes com mais uma iniciativa da instituição para estar próxima das administrações municipais, auxiliando e contribuindo com as gestões e fazendo o seu papel dento da sociedade gaúcha, também ampliando as questões do setor público e em outros setores, como o agro, importante para o nosso estado. Mais uma vez a marca do Banrisul está próxima de todos nós, contribuindo com o desenvolvimento, progresso e sucesso do nosso estado”, declarou Bonotto.

O governador Eduardo Leite destacou que o Estado tem olhado atentamente para as prefeituras e entendendo a importância de colocar, cada vez mais, o governo ao lado dos municípios. “Tudo o que pudermos fazer para ajudar os municípios a se tornarem melhores, torna o Estado, como um todo, melhor. Neste sentido, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul faz a sua parte com este projeto, alcançando condições para aquisição de bens que modernizem a gestão pública e melhore a qualidade das prestações de serviços nas mais diversas áreas”, salientou.

 O evento também contou com a participação do coordenador-geral Salmo Dias de Oliveira, representado presencialmente a Famurs no ato.

Programa de Financiamento Especial do Setor Público

Conforme apresentado pelo Banrisul, a linha de crédito tem o objetivo de disponibilizar financiamento ao setor público para investimentos em bens de capital. O público-alvo são os municípios gaúchos que estejam habilitados a contratar novos financiamentos, de acordo com a legislação que dispões sobre os limites de endividamento para o setor público.

De acordo com superintendente-executivo do Banrisul, Ivair Damiani, as condições do programa são financiamento de até 100% do valor dos bens; com taxa anual baseadas no CDI + Spread Banrisul; o prazo de carência é de 6 a 12 meses, com prazo total de 60 meses, e sem incidência de IOF.

Com a linha de crédito, os municípios poderão financiar, como por exemplo, veículos em geral (automóvel, ônibus, caminhonete, caminhão, ambulância e utilitários, motocicletas), para renovação da frota; equipamentos pesados (britadores, compactadores de solo, rolo pneumático, trator, escavadeira, retroescavadeira, pá carregadeira), que podem auxiliar os municípios no Programa Pavimenta do governo do Estado; equipamentos (serra, betoneira, máquina de solda, moto nivelador, compressor de ar); projetos de eficiência energética e geração de energia solar fotovoltaica e solar; equipamentos de tecnologia da informação (computador, servidor, sistema de comunicação VOIP, no break, scanner, drone, bloqueador de voz), com objetivo de melhorar a tecnologia do município; além de equipamentos de segurança pública (miras holográficas, analisadores espectrais, viaturas, câmeras digitais, sensores de movimento).

Conforme Damiani, muitos dos itens financiáveis partem de solicitações dos municípios. O superintendente-executivo também frisou que o Banrisul está disponível para sanar dúvidas e demais necessidades dos gestores.


Informações da notícia

Data de publicação: 19/07/2021

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!