Um estudo realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) constatou que quase metade das prefeituras gaúchas terá dificuldades para fechar as contas em 2016.

Um estudo realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) constatou que quase metade das prefeituras gaúchas terá dificuldades para fechar as contas em 2016. O questionário enviado pela entidade obteve 225 respostas. Desse total, 98 municípios (o equivalente a 44%) afirmam que a escassez de recursos pode levar a prefeitura a encerrar o ano no vermelho.

Destacam-se entre as justificativas apresentadas pelos gestores municipais a redução dos repasses estaduais e federais aos municípios, o aumento vegetativo dos gastos das prefeituras (com combustível, energia elétrica, folha de pagamento e etc) e a interferência do Poder Judiciário na gestão municipal. O levantamento foi realizado entre julho e agosto de 2016.

“Este cenário de dificuldades é consequência da crise que estamos vivendo. Não é por culpa dos gestores municipais. A Famurs busca alternativas objetivas e concretas para resolver o problema”, explica o presidente da Federação e prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto.

O assunto será o tema da próxima Assembleia Geral de prefeitos da Famurs, que será realizada no dia 1º de setembro, quinta-feira, no auditório de administração do parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. Estarão em pauta as ações que a Famurs para auxiliar os gestores municipais a garantir mais recursos para o fechamento de contas. Entre as medidas está a venda da folha de pagamento, a obtenção de empréstimo junto ao Banrisul para quitar o 13º salário, a antecipação do IPVA e do ICMS e a repatriação de valores no exterior.

Assessoria de Comunicação Social (51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas receitas

Informações da notícia

Data de publicação: 25/08/2016

Compartilhe!