Por que agora é a hora da verdade de se discutir o Pacto Federativo? Para responder essa pergunta, que é o tema do 35º Congresso de Municípios do RS, a Famurs convidou nomes importantes da política gaúcha.

Por que agora é a hora da verdade de se discutir o Pacto Federativo? Para responder essa pergunta, que é o tema do 35º Congresso de Municípios do RS, a Famurs convidou nomes importantes da política gaúcha. Participaram do painel o ex-governador Germano Rigotto, o deputado estadual Vilmar Zanchin, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi. A mediação foi do presidente Seger Menegaz.

Presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo na Assembleia Legislativa, Zanchin destacou que o momento é propício para “dar ideias e sugestões” para as reformas que estão sendo discutidas em Brasília. “Não podemos continuar aceitando essa concentração de recursos na esfera federal. Os municípios estão caminhando para uma situação dramática, em que o gestor local está servindo apenas para pagar servidores e manter o custeio.”

Com grande experiência parlamentar sobre o assunto, o ex-governador Rigotto ressaltou a importância de se elencar o que é prioritário nos projetos que estão em votação no Congresso Nacional. “Quando falamos em Pacto Federativo, o que deve ser discutido não é apenas a partilha de recursos, mas principalmente a definição das atribuições de cada ente”, defendeu. “Se tivermos uma distribuição mais correta, vamos ter menos corrupção, menos fisiologismo e menos clientelismo.”

As distorções geradas pela concentração de recursos na União também foram apontadas pelo secretário Feltes. “A carga tributária do país aumentou para 36%, mas a receita do ICMS continuou igual na proporção do PIB”, lamentou, relatando perdas que o governo do Estado também sofre com essa realidade.

Representando a CNM, o ex-presidente da Famurs Aroldi criticou a relação conflituosa entre as novas atribuições e a falta de recursos para financiamento. “Como criam o Piso Nacional do Magistério e não apontam a fonte de pagamentos?”, questionou. Ele ainda propôs a criação de uma rede municipalista, incentivando gestores locais a pressionar parlamentares para que as proposições municipalistas avancem e sejam aprovadas.

Programação

1 de julho de 2015

8h

Credenciamento

9h

Abertura

10h30

Palestra Famurs
Seger Luiz Menegaz – Presidente da Famurs

11h45

Novo modelo de atendimento do Banco do Brasil para o Setor Público
Jaira Ribeiro Aguirre – Gerente geral do Banco do Brasil

12h

Intervalo para almoço

13h45

Soluções em produtos e serviços para o poder público
João Segundo da Costa Neto – Gerente do Bradesco

14h

– PACTO FEDERATIVO: A hora da verdade
Seger Luiz Menegaz – Presidente Famurs
Glademir Aroldi – Vice-Presidente da CNM
Vilmar Zanchin – Deputado Estadual, Presidente da Comissão do Pacto Federativo no RS
Giovani Feltes – Secretário de Estado da Fazenda
Germano Rigotto – Presidente do Instituto Reformar/RS , Ex-Governador

16h15

Intervalo para visitação à feira de expositores

16h30

Lançamento da Associação Gaúcha de Mulheres Políticas
Dalva Christofoletti Paes da Silva
– Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Ação Política e Social – Abramapos Fábia de Almeida Richter – Prefeita de Cristal, 1ª Tesoureira da Famurs

17h

Prêmio Cultura

2 de julho de 2015

9h

– LEIS x GOVERNANÇA: legislação para respeitar, cidades para governar
João Augusto Nardes – Ministro do TCU
Daniel Martini – Promotor de Justiça
Edson Brum – Presidente Assembleia Legislativa do RS
Angelo Fabiam Duarte Thomas – Prefeito de Giruá

11h30

A titularidade municipal e abrangência regional dos serviços de saneamento básico
Flávio Ferreira Presser – Diretor-Presidente da Corsan

12h

Intervalo para almoço

13h45

– A SAÚDE PEDE SOCORRO: atrasos e subfinanciamento
Elson Varela Schemes – Auditor Público Externo do TCE
João Gabbardo dos Reis – Secretário de Estado da Saúde
Fábia de Almeida Richter – Prefeita de Cristal

15h30

– Posse da Nova Diretoria

16h30

Encerramento

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

A Famurs promoveu o 35º Congresso de Municípios do RS, nos dias 1º e 2 de julho. A programação reuniu mais de 400 pessoas no centro de eventos do hotel Plaza São Rafaael, em Porto Alegre. O evento conta com o patrocínio do Bradesco, Banco do Brasil, Corsan, Corag e Banrisul e do apoio da CNM.

Informações da notícia

Data de publicação: 01/07/2015