A Famurs sediou, nesta quinta-feira (19/3), um seminário sobre a elaboração dos planos de educação.

A Famurs sediou, nesta quinta-feira (19/3), um seminário sobre a elaboração dos planos de educação. Durante o encontro, foi debatida a importância da integração de ações públicas nas áreas de educação, saúde e assistência social no período da primeira infância. O evento promovido pelo grupo de trabalho (GT) do governo do Estado, composto por nove entidades, entre elas a Famurs.

De acordo com o vice-presidente da Federação e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o objetivo da entidade no GT é auxiliar as prefeituras a atender as demandas do Plano Nacional da Educação (PNE), incluindo a elaboração dos planos municipais, levando em conta as diferenças regionais. “Este trabalho serve para conhecer cada realidade local, da grande cidade ao pequeno município do interior. Não temos recursos suficientes para atender todas as demanas, então nosso papel é somar forças”, ressaltou Folador. Conforme o PNE, Estados e municípios devem aprovar seus projetos até 24 de junho.

Instituído em fevereiro de 2015, o grupo de trabalho visa integrar o programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM) aos planos municipais de educação. Segundo a coordeandora do grupo, primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, o PIM melhora a formação dos cidadãos. “É imporante pensar na primeira infância nos planos municipais de educação. A criança que é bem atendida nesse período tem mais chances de ter sucesso”, assegurou. Atualmente, 267 municípios gaúchos possuem o PIM.

Palestrante do encontro, o diretor-presidente da Fundação Marcia Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, afirma que esse diálogo entre o Estado e os municípios é fundamental para a integração das ações públicas. “O Rio Grande do sul está sendo inovador porque tem o Estado em parceria com os municípios. O olhar para a criança deve ser integrado, trabalhando educação, saúde e assistência social juntas”, destacou. “Investir na criança é o melhor para o futuro”, completou Queiroz.

O que é o PIM

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento na primeira infância e fortalecimento da Atenção Básica em Saúde. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças. Desenvolvido desde 2003, tornou-se Lei Estadual n.º12.544 em 03 de julho de 2006.

Leia mais:Famurs integra grupo de trabalho sobre planos da educação

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

A Famurs sediou o seminário promovido pelo grupo de trabalho sobre a oferta da Educação Infantil no Estado e à integração do Programa Primeira Infância Melhor aos Planos Municipais de Educação. O evento contou com a presença do vice-presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e diversas autoridades.

Informações da notícia

Data de publicação: 19/03/2015