As prefeituras gaúchas não terão obrigações financeiras para aderir ao Passe Livre estudantil intermunicipal.

As prefeituras gaúchas não terão obrigações financeiras para aderir ao Passe Livre estudantil intermunicipal. Atendendo a uma reivindicação da Famurs, o governo do Estado confirmou nesta quinta-feira (7/11) que os municípios não terão que pagar uma contrapartida para integrar o programa que concede passagem gratuita a estudantes de baixa renda. Além disso, o serviço também será estendido, mediante termo de adesão, para municípios de todas as regiões do Estado, conforme solicitou a Federação em um dos 13 pedidos que integram a Pauta Municipalista, entregue ao governador Tarso Genro.

O presidente da Famurs, Valdir Andres, comemorou a decisão e classificou o pleito como a primeira conquista da 3ª Marcha Gaúcha de Prefeitos. “Considero uma grande vitória para os nossos municípios. É fundamental que esse benefício atinja todos as comunidades gaúchas”, destacou o presidente.

Para aderir ao programa, os 63 municípios da Região Metropolitana, da Serra, do Litoral Norte e do Sul do Estado, atendidos pela Metroplan, deverão procurar diretamente suas entidades estudantis e preencher o cadastro do Passe Livre. Já as prefeituras das demais regiões, precisarão assinar um termo de adesão ao programa até o dia 22 de novembro. O edital será disponibilizado nesta sexta-feira (8/11), no Diário Oficial do Estado. Para confirmar a inscrição, os municípios devem apresentar um cadastro dos estudantes que utilizarão o benefício, além do comprovante de matrícula em instituição regular de ensino, com os dias de aula, e comprovante de residência e renda de todos os membros do grupo familiar. As prefeituras deverão, também, indicar uma conta corrente específica para o recebimento dos repasses.

A regulamentação do passe livre estudantil intermunicipal aconteceu nesta quinta-feira (7/11), em ato realizado no Palácio Piratini. Conforme a Lei 14.307/2013, o programa prevê investimentos de R$ 16 milhões e o benefício passa a valer a partir de dezembro deste ano.

Confira os 63 municípios atendidos pelas linhas interurbanas da Metroplan:

Região Metropolitana de Porto Alegre (32)

Porto Alegre

Alvorada

Araricá

Arroio dos Ratos

Cachoeirinha

Campo Bom

Canoas

Capela de Santana

Charqueadas

Dois Irmãos

Eldorado do Sul

Estância Velha

Esteio

Glorinha

Gravataí

Guaíba

Ivoti

Montenegro

Nova Hartz

Nova Santa Rita

Novo Hamburgo

Parobé

Portão

Rolante

Santo Antônio da Patrulha

São Jerônimo

São Leopoldo

Sapiranga

Sapucaia

Taquara

Triunfo

Viamão

Aglomeração Urbana Nordeste (10)

Bento Gonçalves

Carlos Barbosa

Caxias do Sul

Farroupilha

Flores da Cunha

Garibaldi

Monte Belo do Sul

Nova Pádua

São Marcos

Santa Tereza

Aglomeração Urbana do Litoral Norte (19)

Arroio do Sal

Balneário Pinhal

Capão da Canoa

Capivari

Caráa

Cidreia

Dom Pedro de Alcântara

Imbé

Itati

Mampituba

Maquiné

Morrinhos do Sul

Osório

Palmares do Sul

Terra de Areia

Torres

Tramandaí

Três Forquilhas

Xangri-lá

Aglomeração Urbana Sul (2)

Capão do Leão

Pelotas

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Passe livre

Informações da notícia

Data de publicação: 08/11/2013