Numa ação proposta pelo Comitê Central de combate ao COVID-19 da Famurs (novo coronavírus), desde segunda-feira foi solicitado o acompanhamento diário junto às Secretarias Municipais de Educação quanto a suspensão das aulas nas escolas municipais em to...

Numa ação proposta pelo Comitê Central de combate ao COVID-19 da Famurs (novo coronavírus), desde segunda-feira foi solicitado o acompanhamento diário junto às Secretarias Municipais de Educação quanto a suspensão das aulas nas escolas municipais em todas as cidades gaúchas. Este acompanhamento foi realizado num trabalho conjunto entre a Coordenação da área técnica de educação da Famurs, a Undime-RS e a Uncme-RS. Ao fim da semana, 428 municípios estavam sem aulas em suas escolas e, a partir de segunda-feira (23/03), mais 69 municípios irão paralisar as suas atividades letivas, totalizando os 497 municípios.

Diante da pandemia, 4780 escolas municipais e aproximadamente 986.993 alunos terão sua rotina interrompida. A maioria dos Decretos preveem a suspensão por 15 dias, prorrogáveis por mais tempo, caso haja necessidade.
É uma nova realidade que se impõe a Educação Pública, mas com certeza cada território vai buscar alternativas com base na sua realidade local e nas condições de aprendizagem de seus alunos, garantindo que no final deste período, alunos e professores retornem as suas atividades com a certeza de que cada um fez a sua parte na proteção à vida, como um grande exemplo de cidadania e de cuidado com o outro e cada um terá o seu direito de ensinar e aprender garantidos.

Há que se ressaltar a sensibilidade dos prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Sul que, de imediato, atenderam a solicitação da Famurs de suspensão das aulas neste momento em que todos estão unidos no combate a propagação do novo Coronavírus – COVID-19.

Informações da notícia

Data de publicação: 20/03/2020