A coordenadora da área técnica de Educação da Famurs, professora Fátima Ehlert, participou na manhã desta quinta-feira (7/11) da reunião mensal da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS).

A coordenadora da área técnica de Educação da Famurs, professora Fátima Ehlert, participou na manhã desta quinta-feira (7/11) da reunião mensal da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS). Na ocasião, foi apresentado dados referentes à educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

Conforme levantamento realizado pela área técnica, atualmente a rede é composta por:

  • 4.780 escolas municipais
  • 983.093 alunos matriculados, distribuídos em 54.857 turmas
  • 55.206 professores
  • 703 funcionários
  • 17.327 auxiliares docentes

A reunião também abordou a importância de cada rede propor programas, projetos e ações a partir dos seus dados. Outro levantamento importante diz respeito a população que ainda está fora da escola. De acordo com pesquisa, dos 4 aos 17 anos, por exemplo, são 151.336 alunos fora da escola. “Precisamos fazer a busca ativa desses alunos e pensar políticas públicas que atendam essa demanda”, apontou a coordenadora.

Na sequência foi apresentada a pesquisa referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que concluiu que a maioria dos municípios depende do recurso para pagamento dos profissionais da educação. “Por isso é urgente a aprovação do novo Fundeb como política permanente de financiamento da educação”, alertou Fátima.

Durante o encontro, que contou com a presença dos secretários municipais de Educação, representando as associações regionais, Fátima colocou-se à disposição dos secretários e da Undime/RS para estabelecer diálogos e debates que visam fortalecer as políticas públicas educacionais, visando o atendimento com qualidade e equidade contemplando a realidade educacional das municipalidades.

  • Dados rede municipal de ensinoFotos: Ellen Renner/Comunicação Social Famurs. Veja as fotos »

Informações da notícia

Data de publicação: 07/11/2019

Compartilhe!