O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, participou, nesta quarta-feira (10/10), de evento promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.

O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, participou, nesta quarta-feira (10/10), de evento promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. O encontro contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, do secretário estadual da Educação do RS, Ronald Krummenauer, do deputado federal Renato Molling, e da prefeita anfitriã Fátima Daudt, entre outras autoridades. O coordenador-geral da Famurs, Darci Lauermann, e o assessor técnico da área técnica da Educação, Itamar Chagas, também participaram da atividade.

Na oportunidade, o presidente da Famurs, Antonio Cettolin, conversou com o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Durante sua fala, Cettolin saudou a iniciativa do FNDE de trazer sua equipe para o Rio Grande do Sul com o intuito de orientar os gestores municipais. “Como diz o slogan do evento, ‘é o Ministério da Educação auxiliando os municípios’. Agradecemos o FNDE por disponibilizar esse atendimento, pois os municípios estão na ponta, executam as políticas e necessitam dessa atenção”, ressaltou. Recentemente, a Famurs também promoveu encontro com representantes do FNDE para auxiliar as prefeituras com dificuldade para concluir obras em creches no Estado.

O ministro Rossieli Soares ressaltou que o governo federal está atento à educação básica e priorizará investimentos na área. Ele lembrou que, a partir de 2019, os municípios poderão utilizar recursos de emendas parlamentares para o custeio de programas. Anunciou ainda que o Ministério da Educação lançará, em breve, um programa de incentivo ao ensino fundamental com enfoque para a 6ª a 9ª série.

FNDE em Ação

Promovido pelo FNDE com apoio da Famurs e da Undime, “FNDE em Ação” foi realizado entre os dias 9 e 10 outubro, com o objetivo de capacitar gestores educacionais. Cerca de 1,2 mil pessoas de 400 municípios participaram do evento que também prestou atendimento individualizado para solucionar pendências como monitoramento e execução de obras. Também foram realizadas palestras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Mais Educação, ente outros.

Informações da notícia

Data de publicação: 11/10/2018

Compartilhe!