O presidente da Famurs, Antonio Cettolin, recebeu nesta segunda-feira (16/7), na sede da entidade, o secretário estadual de educação, Ronald Krummenauer.

O presidente da Famurs, Antonio Cettolin, recebeu nesta segunda-feira (16/7), na sede da entidade, o secretário estadual de educação, Ronald Krummenauer. Durante o encontro, foram tratados temas referentes à pasta com relação aos municípios. Krummenauer solicitou à Famurs que seja retomado o diálogo junto aos municípios que romperam o convênio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate). Cettolin reafirmou a parceria com a secretaria no sentido de ampliar o atendimento aos municípios “Temos que construir caminhos para melhorar, estamos aqui para criar alternativas que otimizem o uso do dinheiro público, seja do Estado ou dos municípios”, afirmou.

Com a implementação do novo software de gestão do transporte escolar, os valores repassados aos municípios para o transporte de alunos da rede estadual serão mais condizentes com o custo. Krummenauer levantou a possibilidade de ampliar os investimentos do Estado na área, mediante o ingresso de novos municípios o Peate. Atualmente, mais de 20 municípios não possuem o acordo que transfere aos municípios a responsabilidade de conduzir alunos da rede estadual mediante contrapartida financeira.

Cettolin também aproveitou a oportunidade para abordar o tema da municipalização do ensino fundamental. O objetivo da ação é repassar para os municípios a responsabilidade por administrar escolas estaduais de ensino fundamental, de acordo com o interesse da gestão municipal. “O Estado está focado cada vez mais na ampliação do ensino médio. Se os municípios tiverem o interesse de municipalizar, seremos parceiros”, disse Krummenauer.

Informações da notícia

Data de publicação: 18/07/2018

Compartilhe!