Secretários municipais de educação e técnicos das prefeituras receberam, na quarta-feira (10/05), no auditório da Famurs, informações sobre o software criado pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) para auxiliar os municípios na gestão...

Secretários municipais de educação e técnicos das prefeituras receberam, na quarta-feira (10/05), no auditório da Famurs, informações sobre o software criado pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) para auxiliar os municípios na gestão do transporte escolar. A apresentação foi feita pelo diretor do Departamento de Articulação com o Municípios da Seduc, Itamar Baptista Chagas. “O objetivo [do programa] é sabermos como está funcionando o transporte escolar nos municípios”, explicou. A ferramenta pode auxiliar as prefeituras que possuem convênio com o Piratini e transportam os alunos da rede estadual. Atualmente, 468 municípios estão conveniados ao Piratini.

O uso do software não será obrigatório. Os municípios que optarem por utilizar o equipamento não terão nenhum custo. Palmeira das Missões é a primeira cidade do RS a testar o programa. Inicialmente, foram colocadas no sistema informações sobre o número de alunos e endereços dos estudantes. Em seguida, com base em um sistema de georreferenciamento, o sistema consegue traçar quais as melhores rotas para o ônibus que levam os estudantes à escola. “Não é um programa simples para a implantação, mas dá um resultado de economicidade”, explicou a secretária de Educação do município Nirlene Boeri.

Todos os gastos com o transporte escolar são registrados no software. De acordo com a assessoria técnica da Famurs, isso pode agilizar o processo de recebimento de recursos pelas prefeituras. “Eu analisei a ferramenta. Ela é ampla, completa e com registro de todas as informações do transporte escolar, que possibilitam o reembolso dos valores investidos pelos municípios para transportar os alunos do Estado”, analisou a assessora técnica da área de educação da Famurs, Marlise Fernandes.

A Secretaria da Educação do RS pretende implementar, até o final de 2017, a ferramenta em outros 24 municípios da região de Palmeira das Missões. Paulatinamente, o programa será disponibilizado em outras regiões do Rio Grande do Sul. Os funcionários escolhidos pelos municípios para utilizarem o programa receberão um treinamento do governo estadual.

Como funciona o convênio do transporte escolar

O Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) é uma ação do governo do Estado que possui o objetivo de compartilhar com os municípios a responsabilidade da condução dos alunos da educação básica da rede pública estadual que residem no meio rural. Por meio do acordo, o governo transfere recursos financeiros diretamente às prefeituras, que operam o transporte escolar desses estudantes.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

software para gestão do transporte escolar

Informações da notícia

Data de publicação: 11/05/2017