Os prefeitos do Vale do dos Sinos e Vale do Rio Caí receberam orientações sobre encerramento de mandato e condutas vedadas, nesta sexta-feira (29/4), em Novo Hamburgo.

Os prefeitos do Vale do dos Sinos e Vale do Rio Caí receberam orientações sobre encerramento de mandato e condutas vedadas, nesta sexta-feira (29/4), em Novo Hamburgo. Foi a oitava edição do seminário Famurs pelo Rio Grande, promovido em parceria com o Tribunal de Contas (TCE) e União dos Vereadores do RS (Uvergs). A aproximação da Federação com órgãos de fiscalização foi considerada positiva pelos gestores municipais que participaram do evento. O vice-presidente da Famurs e prefeito de São João da Urtiga, Paparico Bacchi, avalia que, com as orientações recebidas, os gestores terão mais condições de enfrentar os desafios impostos pela gestão pública. “Teremos anos duros pela frente. É preciso enfrentar as dificuldades”, resume.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, elogiou o projeto de lei enviado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) à Assembleia Legislativa. A proposta estabelece que os secretários municipais também sejam responsabilizados pelos apontamentos sofridos pelos gestores municipais. “Ao final da gestão, o secretário sai com a consciência tranquila e o prefeito fica com um fardo”, avalia Lauermann. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVRS) e prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, elogiou o empenho da Federação em promover o entendimento entre os prefeitos e os representantes do Tribunal de Contas. “Eu tenho de oito a nove processos no TCE. A aproximação da Famurs com o Tribunal facilita a vida dos prefeitos”, pondera.

Durante o encontro desta sexta-feira, os prefeitos receberam informações sobre o 1° Prêmio Boas Práticas da Famurs, que está com inscrições abertas até 13 de maio. As duas últimas etapas do seminário Famurs pelo Rio Grande serão realizadas em Pelotas (5/5) e em Porto Alegre (6/5).

Confira a agenda dos próximos encontros.

05/05/2016

Pelotas

ACOSTADOCE
ASSUDOESTE
AZONASUL

39

Auditório da Escola Técnica João XXIII
R. 7 de Setembro, 201

06/05/2016

Porto Alegre

GRANPAL
AMLINORTE
ASMURC

43

Auditório do TCE
Rua 7 de Setembro, 388

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

O 8° encontro do Famurs pelo Rio Grande aconteceu na sexta-feira (29/4) em Novo Hamburgo. Foram reforçadas orientações sobre o encerramento de mandato e discutidos temas como o processo eleitoral e as condutas vedadas, a pauta municipalista e o prêmio boas práticas.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/04/2016