A Famurs realiza, nesta quinta-feira (16/4), a partir das 9h, um seminário de orientação sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

A Famurs realiza, nesta quinta-feira (16/4), a partir das 9h, um seminário de orientação sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Durante o encontro, técnicos do Ministério das Cidades auxiliarão gestores municipais a tirar dúvidas sobre a elaboração dos projetos das prefeituras. “Os municípios gaúchos precisam de treinamento e capacitação do governo federal para elaborar os planos. Enquanto isso, encaminhamos ofício ao Ministério das Cidades para solicitar a prorrogação do prazo com o intuito de evitar que as prefeituras deixem de ter acesso a recursos do governo federal para esta área”, detalha o presidente da Famurs, Seger Menegaz.

O prazo para que as prefeituras das cidades com mais de 20 mil habitantes apresentem seus planos encerrou no dia 13 de abril. Os municípios que ainda não dispõem dos projetos podem ficar invabilizados de receber verbas da União para obras de mobilidade urbana. Atualmente, 107 das 497 cidades do Rio Grande Sul possuem mais de 20 mil habitantes.

Para auxiliar os municípios na elaboração dos planos, a Famurs realiza, nesta quinta-feira (16/4), a partir das 9h, evento de orientação aos gestores municipais. O encontro contará com a presença de três técnicos do Ministério das Cidades: os arquitetos Gláucia Maia de Oliveira e Márcio Martins e a engenheira Arilena Covalesky Dias.

Os palestrantes abordarão os dispositivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana e apresentarão fontes de financiamento para a elaboração dos projetos. Durante a atividade também serão apresentados exemplos de municípios que já finalizaram ou estão em fase de conclusão dos seus planos.

Confira a programação do evento.

8h30

Credenciamento

9h

Introdução à lei federal nº 12.587/2012
Irapuan Jorge Teixeira – Coordenador Geral da FAMURS
Débora Regina Menegat– Promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (CAOURB)

9h30

Política nacional da mobilidade urbana e elaboração do plano
Palestrante: Arq. Gláucia Maia de Oliveira – Ministério das Cidades

11h

Boas práticas municipais: Relatos de Cases

12h

Intervalo

13h30

A lei de mobilidade urbana e fontes de financiamento
Palestrante: Arq. Márcio Martins – Ministério das Cidades

15h

Ações e programas apoiados pela secretaria nacional de transporte e da mobilidade urbana do ministério das cidades
Palestrante: Eng. Arilena Covalesky Dias – Ministério das Cidades

16h30

Encerramento

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas mobilidade urbana

Informações da notícia

Data de publicação: 14/04/2015