O “RS 2030 – o nosso futuro em debate” foi um dos projetos da entidade criado em 2015 para debater o desenvolvimento e prioridades do Estado.

O “RS 2030 – o nosso futuro em debate” foi um dos projetos da entidade criado em 2015 para debater o desenvolvimento e prioridades do Estado. Durante a 1º etapa de encontros, a logística de transporte foi estabelecida como principal perspectiva regional para o futuro do Rio Grande do Sul. O investimento em logística multimodal – a qual inclui a construção de ferrovias, aeroportos regionais, portos fluviais e hidrovias – tem como objetivo diminuir os custos e tempo de deslocamento da produção, facilitando o escoamento e aumentando a competividade do agronegócio. Outras demandas apontadas como prioritárias foram a de variedade na produção energética, sistemas de telecomunicação de qualidade e o empreendorismo e capacitação para a inovação. Além destas, foram estabelecidas demandas na área de educação, cultura, agricultura, saúde, saneamento e turismo.

Segundo o coordenador do projeto e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a infraestrutura é a grande defasagem competitiva para o desenvolvimento do Estado, a qual abrange toda questão logística. “O RS 2030 buscou priorizar a visão estratégica das regiões e seus municípios nas suas peculiaridades e urgências”, explicou ele.

Entenda o RS 2030

O 1° ciclo de debates percorreu os municípios nos meses de setembro e outubro para levantar propostas de interesse e visões de desenvolvimento para cada região. Ao todo, foram dez encontros: Bagé (1/9), Santa Cruz do Sul (15/9), Rosário do Sul (22/9), Santa Maria (22/9), Frederico Westphalen (22/9), Passo Fundo (29/9), Caxias do Sul (6/10), Taquara (6/10), Ijuí (13/10) e Pelotas (20/10). O encontro contou com 140 prefeitos, 675 presenças e 152 municípios representados.

A partir das perspectivas regionais, surgiu o 2º ciclo de debates, realizados no mês de novembro em Porto Alegre, com o objetivo de aprofundar as propostas convergentes levantadas na primeira etapa. A 2º etapa contou com contribuições de especialistas e organizações em quatro áreas consideradas prioritárias para o futuro do RS: Infraestrutura; desenvolvimento; gestão pública e finanças; e cidadania.

O terceiro ciclo é um balanço de resultados dos debates do 1º e 2º ciclo. Todas as discussões foram registradas para o lançamento de um livro, vídeo e evento junto aos 40 anos da Famurs. “A metodologia do projeto buscou falar pouco do presente, e menos ainda do passado – não se buscando culpados, ou explicações para problemas, mas sim soluções e prioridades para o futuro.”, terminou o coordenador do projeto.

Pontos convergentes apontados no 1° Ciclo

Agenda energética
Infraestrutura viária
Logística multimodal
Acesso à internet
Êxodo rural e sucessão familiar
Cultura empreendedora
Educação integral
Formação tecnológica
Barragens e captação de água
Gestão pública de qualidade
Diversificação produtiva-economia
Agregação de valor à produção do RS
Regionalização do órgão ambiental
Articulação regional para o turismo
Consórcios regionais (Saúde, educação e saneamento
Distritos industriais com distribuição regionalizada

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

.

Informações da notícia

Data de publicação: 04/01/2015