O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, se reuniu nesta quinta-feira (14/8) com o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel.

O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, se reuniu nesta quinta-feira (14/8) com o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Fábio Duarte Fernandes, e externou a preocupação dos prefeitos gaúchos com o déficit de policiais no interior. “No meu município era raro acontecer delitos graves. Agora estamos atendendo a chamados de sequestro. Precisamos conter a violência que se alastra pelo Estado e isso só é possível com efetivo nas ruas”, disse Menegaz.

Segundo o comandante da BM, há 40% de defasagem no efetivo da Brigada e 30% dos policiais atuam no administrativo da corporação. Para resolver o problema, dois mil novos policiais devem ser nomeados no início de 2015 porque a legislação eleitoral veda esse tipo de ação por parte dos candidatos ao Piratini. Menegaz afirmou que alguns municípios dispõem apenas de um ou dois policiais e outros têm apenas metade do que seria recomendado. No ofício entregue pelo presidente, a Federação pede que a distribuição dos policiais seja proporcional a todos os municípios do RS e não priorize apenas a capital.

Na ocasião, o presidente foi informado de que cerca de 200 policiais seriam deslocados do interior do Estado para Porto Alegre. O Cel. Fernandes justificou a medida alegando que 80% dos crimes acontecem na capital e nas regiões metropolitana e do vale do Rio dos Sinos. A Famurs é contra a transferência de policiais e defende a distribuição proporcional do efetivo, a fim de atender a demanda em todos os municípios. “Esperamos que os índices de criminalidade não se elevem em cidades que vão ficar desprotegidas, como aconteceu em junho com a transferência de policiais do interior para a capital durante a Copa”, disse Menegaz.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

Genéricas Segurança Pública

Informações da notícia

Data de publicação: 18/08/2014