A violência aumentou no Rio Grande do Sul em junho deste ano, mês marcado pela transferência de brigadianos para Porto Alegre a fim de reforçar o policiamento na Copa do Mundo.

A violência aumentou no Rio Grande do Sul em junho deste ano, mês marcado pela transferência de brigadianos para Porto Alegre a fim de reforçar o policiamento na Copa do Mundo. Na comparação com junho de 2013, os homicídios dolosos tiveram um acréscimo de 38%, os roubos a veículos cresceram 23% e os furtos a veículos aumentaram 10%. Além disso, os roubos subiram 4%. Os dados analisados pela Famurs são da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Entre os principais índices que medem a violência, somente os registros de furtos caíram 11,5%. “Os números comprovam que a transferência de policiais do interior para a capital teve reflexos negativos para a população gaúcha”, afirma o presidente da Federação, Seger Menegaz.

As estatísticas mostram inclusive que a capital do Estado sofreu um incremento da violência. “Na verdade, tivemos regiões muito bem guarnecidas, como o centro da cidade e os bairros turísticos, mas a periferia continuou desprotegida”, avalia Menegaz. Em Porto Alegre, os homicídios dolosos aumentaram 30% e os roubos cresceram 10% em junho deste ano, ante o mesmo mês de 2013. Os furtos a veículos também tiveram acréscimo de 3%. Somente os furtos recuaram 6%.

A população da região metropolitana da capital sofreu com a violência em junho. Alvorada registrou 140% a mais de homicídios dolosos, 110% de crescimento nos furtos a veículos e 44% de acréscimo nos roubos. Cachoeirinha também teve mais furtos e roubos – além de 150% a mais de roubos de veículos – em junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Viamão teve mais homicídios (+43%), furtos (+16%), roubos (+25%) e roubos a veículos (+57%).

Na época da transferência de mais de 2 mil policiais do interior para Porto Alegre, a Famurs fez um alerta sobre o possível aumento da violência nas comunidades do interior. Segundo o governo estadual, 40 municípios perderam brigadianos para Porto Alegre durante a Copa do Mundo. “Para quem já se sentia inseguro, foram tempos de aflição ainda maior, agora comprovada pelos números oficiais”, observa o presidente da Famurs. “Quem penou mais foram os municípios médios que perderam um considerável contingente de policiais para Porto Alegre”.

Entre os médios e grandes municípios que sofreram com uma maior violência em junho aparecem Bento Gonçalves (mais homicídios, furtos, furtos a veículos e roubos), Cachoeira do Sul (mais furtos a veículos e roubos), Canoas (mais homicídios, furtos a veículos e roubos a veículos), Caxias do Sul (mais furtos a veículos, roubos e roubos a veículos), Erechim (mais furtos, furtos a veículos e roubos), Gravataí (mais homicídios, roubos e roubos a veículos), Itaqui (mais homicídios, furtos e furtos a veículos), Novo Hamburgo (mais homicídios e roubos a veículos), Pelotas (mais homicídios, furtos a veículos, roubos e roubos a veículos), Santa Maria (mais homicídios e roubos), São Leopoldo (mais homicídios, furtos a veículos e roubos a veículos) e Torres (mais furtos, furtos a veículos e roubos).

Entre os pequenos municípios, a violência aumentou especialmente nas cidades de Arroio do Tigre, Arroio Grande, Balneário Pinhal, Bom Princípio, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Ernestina, Farroupilha, Getúlio Vargas, Imbé, Nonoai, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita e Osório. Em Carlos Barbosa, os furtos aumentaram 100% e em Campo Bom os roubos a veículos mais do que dobraram (112,5%) em junho.

O mapa completo da violência está disponível no site da Secretaria de Segurança Pública do RS. Os dados referentes ao ano de 2013 podem ser acessadosaquie os dados referentes ao ano de 2014 podem ser acessadosaqui.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

Genéricas Segurança Pública

Informações da notícia

Data de publicação: 06/08/2014