O presidente da Famurs, Seger Menegaz, cobrou do governo federal a definição do socorro financeiro aos municípios gaúchos atingidos pela pior chuva dos últimos 30 anos.

O presidente da Famurs, Seger Menegaz, cobrou do governo federal a definição do socorro financeiro aos municípios gaúchos atingidos pela pior chuva dos últimos 30 anos. “Aguardamos a definição dos valores, cuja divulgação havia sido prometida para acontecer hoje pelo ministro da Integração”, declarou o presidente da entidade. Nesta quinta-feira (10/7), o Ministério da Integração reconheceu as cidades em situação de emergência e em estado de calamidade pública, mas não divulgou oficialmente o valor do auxílio às prefeituras. “A presidente Dilma negou a liberação de R$ 200 milhões através de medida provisória, mas garantiu que os ministros atenderiam todos os pedidos dos municípios gaúchos”, lembrou Menegaz.

Para ser beneficiado com os recursos, os gestores municipais das cidades atingidas têm até o dia 20 de julho para encaminhar ao Ministério da Integração relatório com as informações que justifiquem a necessidade de socorro federal. “Estamos contando com o apoio da Emater e da Embrapa para auxiliar as prefeituras a contabilizar os prejuízos”, disse. A verba será destinada sobretudo para reconstrução de pontes, estradas e casas, e recuperação de solos alagados pelas cheias. Menegaz ainda destacou as conquistas obtidas pela Famurs nessa semana: prorrogação do zoneamento do plantio do trigo confirmada nesta quinta pelo secretário nacional do Ministério da Agricultura, Caio Rocha; e assinatura do decreto estadual de emergência, que agiliza a transferência federais de recursos aos municípios. “Também agradecemos a Defesa Civil do RS pelo atendimento emergencial no salvamento de vidas, no alojamento das pessoas desabrigadas e na doação de colchões e cestas básicas”, concluiu.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil do RS, a enxurrada provocou estragos em 157 municípios gaúchos. A maior parte localizada no norte, noroeste e fronteira do RS. São 131 cidades estão em situação de emergência, e duas prefeituras que decretaram estado de calamidade pública: Iraí e Barra do Guarita.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas chuvas no RS_2

Informações da notícia

Data de publicação: 10/07/2014