As pequenas e médias cidades do interior do Rio Grande do Sul estão desprotegidas com a transferência de policiais para Porto Alegre durante a Copa do Mundo.

As pequenas e médias cidades do interior do Rio Grande do Sul estão desprotegidas com a transferência de policiais para Porto Alegre durante a Copa do Mundo. Esse é o resultado de uma pesquisa da Famurs que constatou o descumprimento do governo do Estado na sua promessa de não retirar oficiais de municípios com menos de 10 mil habitantes. Foram atingidas localidades como Alecrim (7 mil), Camargo (2 mil), Ciríaco (5 mil), David Canabarro (4 mil), Progresso (6 mil) e Quinze de Novembro (3 mil). A Federação alerta que a medida põe em xeque a segurança das cidades no interior.

O presidente da Famurs, Valdir Andres, lamentou o fato do governador Tarso Genro ter desrespeitado o acordo que havia sido firmado com o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco. Para Andres, a transferência enfraquece o policiamento e aumenta o risco de insegurança nas comunidades do interior. “Isso é um grande problema para os nossos municípios”, alertou o presidente da entidade. “Nas minhas vindas a Porto Alegre, observei que até viaturas estão se deslocando do interior para a Capital”, contou.

Na região metropolitana, a prefeitura de Cachoeirinha foi obrigada a ceder um terço do efetivo para auxiliar na Copa. Foram 30 policiais deslocados da cidade que já registrou 827 furtos e roubos, e 10 homicídios em 2014. Outros municípios médios e grandes também foram afetados, entre eles Bento Gonçalves, Camaquã, Campo Bom, Garibaldi, Lagoa Vermelha, Osório, Portão, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha e Três Passos. Essas cidades chegaram a ter até 27 brigadianos cedidos. Ao todo, cerca de dois mil oficiais foram transferidos para o evento.

De acordo com a Famurs, a solução é convocar a Força Nacional – como estão fazendo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro – ou contratar segurança privada. “É preciso encontrar um jeito de não prejudicar o interior, que já tem uma defasagem muito grande na segurança”, avisou. Andres ainda lembrou que os policiais que estavam em férias e que foram convocados a atuar durante a Copa do Mundo sairão em outras épocas do ano, desfalcando novamente o interior do RS.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Gabinete dos Prefeitos

Informações da notícia

Data de publicação: 30/05/2014