Palestrante do primeiro Pauta Famurs, o deputado espanhol Pere Macias defendeu nesta terça-feira (15/10) um transporte público de qualidade como solução para os problemas de mobilidade urbana nos municípios.

Palestrante do primeiro Pauta Famurs, o deputado espanhol Pere Macias defendeu nesta terça-feira (15/10) um transporte público de qualidade como solução para os problemas de mobilidade urbana nos municípios. Doutor em engenharia e especialista em infraestrutura e desenvolvimento, o painelista foi a atração do seminário inaugural que reuniu cerca de 100 pessoas, entre prefeitos, secretários e técnicos municipais, no auditório da Federação. Com o slogan “Conversando, a gente evolui”, o evento tem o objetivo de ajudar os gestores a qualificar os serviços prestados pelas prefeituras e planejar ações longo prazo.

Segundo Macias, a cidade de Barcelona despontou como referência mundial em mobilidade urbana após ter elaborado um pacto entre vários segmentos da sociedade. Ele explica que a solução encontrada foi investir na qualidade do transporte público: velocidade no deslocamento, pontualidade de horários e ar condicionado para os passageiros. “Há algum tempo, o transporte público era pensado somente para os que não tinham carro. Agora, temos que pensar em políticas que sejam atrativas para as pessoas que tenham carro também”, justificou.

Para o coordenador da Área de Trânsito, Mobilidade Urbana e Segurança Pública da Famurs, Edivilson Brum, a experiência da cidade espanhola serve de modelo para os municípios gaúchos. “Esse é um tema pertinente para todos os municípios, inclusive para aqueles que não precisam fazer o plano. É importante socializar esse conhecimento para que possamos nos antecipar aos problemas e prever soluções”, comentou. Macias lembrou que Madri dobrou de 100km para 200km a sua rede de metrô nos últimos 10 anos, alcançando todas as áreas da cidade. “É possível fazer muito em pouco tempo, desde que haja comando e estratégia”, comentou.

De acordo com a Lei 12.587/2012, todas as cidades com mais de 20 mil habitantes precisarão ter um plano de mobilidade urbana até março de 2015. Esse projeto de tráfego deverá contemplar incentivos ao transporte público (ônibus, trens e metrôs), a ampliação das ciclovias, a redução dos prejuízos ambientais e o uso de energias renováveis.

Quem é Pere Macias

Nascido em 14 de junho de 1956, na cidade de Olot, Pere Macias i Arau tem 57 anos. Doutor em engenharia e especialista em infraestrutura e desenvolvimento, Pere Macias, atualmente, é deputado espanhol e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Deputados da Espanha. Foi prefeito de Olot, presidente da província de Girona e da Associação Catalã de Municípios. Exerceu os cargos de secretário geral da Catalunha, e de ministro do Meio Ambiente, e das Políticas Territoriais e Obras Públicas. Em 2004, ainda foi nomeado senador da Espanha. Autor de seis livros sobre o tema, é professor da Universidade Politécnica da Catalunha.

Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (51) 3230.3150 / 3230.3151 / 3230.3154
Celular: (51) 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

Com o tema "Conversando, a gente evolui", o Pauta Famurs é direcionado para prefeitos gaúchos e demais gestores municipais. O primeiro encontro aconteceu no dia 15 de outubro de 2013, na sede da entidade. O convidado foi o deputado espanhol Pere Macias, especialista em mobilidade urbana e presidente da comissão que trata sobre o tema na Câmara de Deputados da Espanha.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/10/2013

Compartilhe!