Os 15 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram lembrados na sede da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na manhã de hoje, com um evento que reuniu prefeitos, gestores de trânsito, secretários de Saúde e Educ...

Os 15 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram lembrados na sede da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na manhã de hoje, com um evento que reuniu prefeitos, gestores de trânsito, secretários de Saúde e Educação, engenheiros, além de representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com o apoio do Detran/RS, por meio da área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, o evento tratou sobre as políticas de trânsito no País e os desafios para a municipalização. A abertura foi feita pelo coordenador administrativo e financeiro da Famurs, Ney Michelutti, que representou o presidente Valdir Andres.

Segundo a coordenadora de trânsito da Famurs, Renata Becher, o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro que está em primeiro lugar no número de municípios integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. “São 420 cidades integradas – a maioria delas com um órgão que fiscaliza o setor -, como determina a legislação.” O número foi elogiado pela doutora em Ciência Política Vera Viviane Schimidt, que chegou de São Paulo para o evento.

Segundo o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, que fez a mediação do painel Desafios e conquistas da municipalização do Trânsito, nos últimos 12 anos o número de veículos no Rio Grande do Sul quase dobrou. Passou de 3 milhões em 2001 para 5,37 milhões em 2013. As infrações também aumentaram cerca de 250% desde a criação do novo Código Brasileiro de Trânsito. Entre as principais consequências nos municípios que ainda não aderiram ao Sistema Nacional de Trânsito está a impunidade e o risco de acidentes.

Outros assuntos também foram debatidos, entre eles, o papel do gestor no trânsito municipal, pela psicóloga Aurinez Rospide Schmitz; a mudança de comportamento e o futuro da Educação para o Trânsito, pelas pedagogas Laís Elisabeth Silveira e Fernanda Ellwanger de Lima; o projeto Balada Segura – um exemplo gaúcho de sucesso, por Adelto Rohr; uma visão sistêmica dos fatores contribuintes de acidentes, pela engenheira civil Christine Tessele Nodari; e Engenharia de Tráfego: aumento de frota, investimentos e mobilidade urbana, com o engenheiro civil João Fortini Albano.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Os 15 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram comemorados na sede da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com um evento que reuniu prefeitos, gestores de trânsito, secretários de Saúde e Educação, engenheiros, além de representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com o apoio do Detran/RS, por meio da área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, o evento tratou sobre as políticas de trânsito no País e os desafios para a municipalização.

Informações da notícia

Data de publicação: 10/07/2013

Compartilhe!