O Presidente da Famurs e Prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, e o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, debateram diversas estratégias de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O Presidente da Famurs e Prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, e o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, debateram diversas estratégias de enfrentamento da pandemia do coronavírus. O encontro das autoridades ocorreu através de uma videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira (26.03.)

Com o objetivo de reforçar as diretrizes de enfrentamento da pandemia, diversos compromissos foram firmados como manter o abastecimento do país, observando a necessidade do funcionamento dos serviços de transporte e seus suportes como oficina mecânica, vendas de peças, borracharias e restaurantes de beira de estrada.

Durante a semana, o Presidente da Famurs, Dudu Freire, também debateu questões de enfrentamento da forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Dudu Freire realizou videoconferência com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e pediu agilidade no socorro aos agricultores. Conforme o Presidente da Famurs, Dudu Freire, outras reivindicações foram realizadas como o apoio junto ao Governo Federal para liberação de recursos para perfuração de poços artesianos, aquisição de caixas d’água e construção de redes simplificada de água no interior.

Além disso, ficou definida a ampliação dos recursos no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar) com doação simultânea. Segundo o Presidente da Famurs, Dudu Freire, com esta ação os municípios vão resolver dois problemas,  “é importante, pois assim conseguiremos resolver a escassez de alimentos para a comunidade de baixa renda, e também o mercado para a agricultura familiar local, já que não poderão serem comercializados em feiras, exposições agropecuárias, pois estão suspensas devido ao coronavírus”, ressalta.

Outra reivindicação debatida foi a liberação de recursos para a construção de pequenos açudes, reservatórios de água e recuperação de estradas para o transporte da produção. “Nos preocupa muito o desabastecimento de água de dezenas de municípios no Rio Grande do Sul. E precisamos muito do apoio do governo federal”, ressalta Dudu Freire.

Informações da notícia

Data de publicação: 26/03/2020