É crescente o número de municípios gaúchos com ciclovias.

É crescente o número de municípios gaúchos com ciclovias. Pelo menos 37 cidades do Rio Grande do Sul já oferecem pistas exclusivas para o tráfego de ciclistas. Esse é o resultado de uma pesquisa da Famurs, que contou com respostas de 271 prefeituras. Conforme o estudo, três entre dez prefeituras pretendem construir ou ampliar suas ciclovias até o final do mandato, em 2016. Para o presidente da Federação e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, o resultado revela um esforço das prefeituras em superar a crise financeira dos municípios para investir na mobilidade sustentável. “Isso mostra que os gestores municipais estão preocupados com a qualidade de vida da população”, garante.

Segundo o levantamento, 11% dos municípios que preencheram o questionário tem investimento previsto para a finalidade. Em Rolante, deverão ser investidos R$ 3 milhões para uma ampliação de 4 km nas ciclovias da cidade de 19 mil habitantes, localizada no Vale do Paranhana. De acordo com o prefeito Ademir Gomes, o desenvolvimento local e a qualidade de vida da população são prioridades da gestão. “Estamos trabalhando na prevenção, estimulando a prática do esporte para cuidar da saúde das pessoas”, destaca Gomes. Em Triunfo, na Região Carbonífera, a prefeitura planeja investir R$ 5 milhões para a ampliação dos 20 km de ciclovias da cidade.

Atualmente, Torres e Campo Bom são, entre as que responderam a pesquisa, as cidades que possuem os maiores percursos exclusivos para ciclistas. No município do litoral Norte, são 35 km de ciclo-faixa, entre a entrada e a região central do município, segundo a prefeita Nilvia Pereira. Conforme ela, as ciclovias contribuem para a redução do número de automóveis na cidade de 36 mil habitantes. “Temos um carro por habitante e meio e isso prejudica o deslocamento diário. Queremos reduzir esse índice e melhorar a qualidade de vida da população”, projeta. Em Campo Bom, no Vale do Rio dos Sinos, as ciclovias totalizam 21 km de extensão. “Fomos o primeiro município a implementar ciclovias em 1977. Elas permitem que a população as utilize tanto para fazer atividades físicas como para se deslocar ao trabalho”, explica o prefeito Faisal Karam.

Conforme o estudo da Famurs, 30% das prefeituras tem projetos na área da mobilidade sustentável. Entre os municípios, destaque para Canoas, na Grande Porto Alegre, que possui 6 km e pretende construir outros 15 km. Outras cidades que planejam investir em infraestrutura cicloviária são Cachoeira do Sul, Dois Irmãos, Montenegro, Nova Petrópolis e Carazinho com projetos que variam 8 a 10 quilômetros de extensão.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 17/06/2015

Compartilhe!