A Famurs promoveu, nesta quarta-feira (13/5), um evento para debater o potencial hidroviário dos municípios gaúchos.

A Famurs promoveu, nesta quarta-feira (13/5), um evento para debater o potencial hidroviário dos municípios gaúchos. Durante o evento, o presidente da Famurs, Seger Menegaz, propôs a criação de uma comissão para tratar do tema. “É relevante que esse assunto seja discutido dentro dessa casa. Vamos estar junto aos nossos prefeitos para apoiar essa comissão”, ressaltou. O primeiro encontro do grupo está agendado para 21 de maio, na sede da Famurs.

Durante o encontro, foram abordadas as diretrizes do Projeto de Desenvolvimento das Regiões Hidrográficas, propostas pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP-Sul). Segundo o presidente da ABTP, Wilen Manteli, a participação dos prefeitos é o diferencial. “Só assim atrairemos os investimentos produtivos e turísticos necessários”, afirmou.

Se concretizado, o projeto pode beneficiar até 66 municípios gaúchos de 12 regiões do Estado a partir do transporte alternativo que deve ser viabilizado por meio da parceria público-privada. “O desenvolvimento dos municípios com alternativas logísticas é o principal objetivo do projeto”, destacou o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, que deverá presidir a comissão.

O papel das prefeituras será incentivar a implementação de distritos industriais nas regiões lindeiras, próximas às beiras dos rios. Caberá aos governos do Estado e federal os investimentos em infraestrutura.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

A Famurs promoveu um encontro para discutir a construção de hidrovias no Rio Grande do Sul. Durante o seminário, foram abordadas as diretrizes do Projeto de Desenvolvimento das Regiões Hidrográficas, propostas pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP-Sul), que congrega as entidades empresariais, as empresas produtoras de cargas com terminais próprios e as operadoras de embarcações fluviais.

Informações da notícia

Data de publicação: 14/05/2015