A maioria dos municípios gaúchos está com déficit no efetivo da Policia Militar em função da diminuição do policiamento no Estado.

A maioria dos municípios gaúchos está com déficit no efetivo da Policia Militar em função da diminuição do policiamento no Estado. Esse é o resultado de uma pesquisa elaborada pela Famurs em 2015. De acordo com o estudo que obteve respostas de 238 prefeituras, 60% das cidades do Rio Grande do Sul dispõem de menos de dois PMs por turno. O levantamento também mostra que um entre dez municípios possui até dois policiais no efetivo total. De acordo com o coordenador-geral da Famurs, Irapuan Teixeira, essa situação é preocupante na medida em que existe um aumento da criminalidade, principalmente no interior do Estado. “A falta de policiamento nas ruas gera insegurança e reclamações de moradores. Precisamos de reforço no efetivo policial”, reivindica.

Conforme dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), houve uma redução de 13% no número de brigadianos entre 1994 e 2015. Em contrapartida, a população cresceu 18% no mesmo período. Atualmente, conforme o governo do Estado, há um efetivo de aproximadamente 25 mil policiais no Estado. Porém, o ideal seriam 36 mil brigadianos, o que corresponderia a um policial para cada 311 habitantes. Segundo a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que representa a brigada militar do Estado, aponta uma carência de 10 mil servidores no RS.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

Genéricas Segurança Pública

Informações da notícia

Data de publicação: 12/05/2015

Compartilhe!