A FAMURS, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e a Subcomissão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos no RS da Assembleia Legislativa promovem Reunião sobre Resíduos Sólidos nesta quinta-feira (12/04), às 9h, no auditório da Federação.

A FAMURS, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e a Subcomissão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos no RS da Assembleia Legislativa promovem Reunião sobre Resíduos Sólidos nesta quinta-feira (12/04), às 9h, no auditório da Federação. Durante o evento, prefeitos e gestores ambientais receberão informações da União e do Estado sobre a elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, com prazo final de entrega para agosto de 2012.

Na ocasião, serão apresentados também os projetos ambientais selecionados e cadastrados pela FAMURS. Entre eles está o projeto BioUsina, do Instituto Lótus (Instituto para Desenvolvimento Ambiental, Cultural e Tecnológico), representado comercialmente pela IN-Comércio Representações Ltda junto com a HM – Machado Assessoria e Serviços Ltda.

O projeto BioUsina

A BioUsina funciona como um centro de referência para tratamento de resíduos sólidos urbanos. Durante o processo, esses resíduos deixam de ser lixo e ganham status de capital natural.

Com tecnologia 100% nacional e atendendo todos os padrões estabelecidos pela Lei nº 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o projeto fornece um novo sistema, limpo e autossustentável, para tratamento dos resíduos sólidos urbanos. Numa sistemática de separação dos materiais recicláveis – plásticos, alumínio, ferro, papelão, vidros e outros – e através de um processo de choque térmico e trituração, os resíduos são transformados em biomassa de alto potencial energético.

Após o processo de craqueamento térmico, cada tonelada de resíduo é reduzida para 334 quilos de massa orgânica. Essa matéria processada gera 30% de bio-óleo ou óleo negro, 20% de carvão e 10% de ácido pirolenhoso. A biomassa resultante é utilizada para a obtenção de subprodutos como o eco-solo e combustível renovável em substituição ao diesel.

O objetivo principal da BioUsina é diminuir o impacto social e ambiental provocado pelos resíduos urbanos. O projeto também trabalha com a inclusão social dos catadores de material reciclado. Estima-se que uma unidade com capacidade de processamento de até oito toneladas/hora deverá gerar em torno de 30 empregos diretos por turno de serviço.

Informações da notícia

Data de publicação: 11/04/2012