Prefeito Délcio (ao fundo, de gravata vermelha) defendeu regionalização do Procon.

Prefeito Délcio (ao fundo, de gravata vermelha) defendeu regionalização do Procon. Foto: Bira Azevedo.
O Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fecon-RS) está disponibilizando R$ 300 mil em recursos para a implantação imediata de 10 novas sedes regionais do Procon. O assunto foi tema da última reunião do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor, realizada nesta quinta-feira (12/01) na sede do Cedecon, em Porto Alegre.

– Os prefeitos devem criar mecanismos que possibilitem a viabilização desse serviço de defesa do consumidor mais próximo da sua população – destacou o prefeito de Taquara e presidente da AMPARA (Associação dos Municípios do Vale do Paranhana), Délcio Hungentobler, representante da FAMURS como membro titular do Conselho.

Atualmente, 68 municípios já possuem sede local do Procon. (Clique aqui para ver a lista completa). Os municípios interessados em criar uma estrutura do Procon já podem entrar em contato com Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (Cedecon) pelo fone: (51) 3286.8200 ou pelo site www.procon.rs.gov.br.

Também participaram do encontro o presidente do Cedecon-RS, Felipe Kirchmer; e o diretor do Procon-RS, Cristiano Aquino. A próxima solicitação do Conselho será a aquisição de novos equipamentos para os municípios que já possuem unidades.

Projeto “Consumidor Consciente”:

Outro assunto que foi discutido na reunião, foi o projeto de educação financeira e tributária que visa articular – entre as escolas públicas e privadas, as Secretarias de Educação e as Associações Comerciais, Industriais e de Serviços (ACIS), dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Sapiranga, Nova Hartz, Parobé, Taquara, Igrejinha e Três Coroas – a formação de cidadãos críticos capazes de diminuir o endividamento que vem sendo uma preocupação eminente na economia gaúcha.

3ª Conferência Estadual de Defesa do Consumidor:

Com a finalidade de promover as políticas do RS em defesa dos direitos do consumidor, será realizada, nos dias 13 e 14 de setembro de 2012, a conferência que irá debater, com representantes dos municípios gaúchos, as diretrizes estaduais sobre o tema.

Presidente do Cedecon-RS, o defensor público Felipe Kirchmer justificou a importância da participação de representantes municipais. “Isso permite que levemos em consideração as particularidades de cada região”, explicou. Já o diretor do Procon Estadual, Cristiano Aquino, esclareceu que “este evento será uma mobilização para recolher sugestões”.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 12/01/2012

Compartilhe!