Com o tema “Para onde vamos? O futuro do RS e do Brasil em debate”, o 34º Congresso dos Municípios do RS será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (Av.

Com o tema “Para onde vamos? O futuro do RS e do Brasil em debate”, o 34º Congresso dos Municípios do RS será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 514). Promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o encontro visa apresentar e discutir as principais propostas dos candidatos ao governo do Estado e à presidência da República para o desenvolvimento dos municípios gaúchos. Paralelamente ao congresso, também serão realizados o Encontro de Lideranças Femininas do RS, batizado de Entre Mulheres, o 1º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura e o 21º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. Os eventos contam com o patrocínio do Badesul, do Banco do Brasil e do Banrisul e apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

As apresentações de candidatos ao governo do Estado serão nesta quarta-feira (30/7), a partir das 14h. Com o mesmo formato de painel, Ana Amélia Lemos (PP), José Ivo Sartori (PMDB), Tarso Genro (PT) e Vieira da Cunha (PDT) responderão a perguntas relacionadas à saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento. Entre os questionamentos estão a ambulancioterapia, os hospitais de pequeno porte, o transporte escolar, o passe livre estudantil, o piso do magistério, a situação da Brigada Militar, as obras de acesso asfáltico, as licenças ambientais e os incentivos fiscais.

O painel com os candidatos à presidência começa às 9h de quinta-feira (31/7). Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) serão individualmente entrevistados pelo presidente da Famurs, Seger Menegaz, que fará perguntas divididas em três blocos para cada candidato. Os questionamentos elaborados por uma equipe técnica da Federação foram previamente encaminhados aos presidenciáveis e abordam os temas do Pacto Federativo, da burocracia e do subfinanciamento dos programas de saúde e educação.

A abertura do encontro acontece nesta quarta-feira, às 9h30. Depois da fala inicial, os presidentes Seger Menegaz, da Famurs, e Paulo Ziulkoski, da CNM, apresentam um painel sobre a pauta municipalista para tratar dos principais pleitos das prefeituras em relação aos governos estadual e federal. A manhã do primeiro dia de evento ainda conta com palestras do Badesul e do Banco do Brasil. Antes do encerramento do primeiro dia, acontece a entrega do Prêmio Cultura da Famurs. A honraria será concedida às ações culturais desenvolvidas pelas administrações municipais que tenham implementado ou executado projetos de estímulo ao desenvolvimento da cultura local ou regional.

Interessados em participar do evento podem realizar credenciamento na hora e local do encontro. A inscrição é 1kg de alimento não perecível e/ou um kit higiene (sabonete, creme dental, shampoo e condicionador).

Leia mais: Congresso da Famurs reúne 900 pessoas em Porto Alegre

Leia mais: Sartori defende redução da burocracia do Estado para aumentar desenvolvimento

Leia mais: Tarso promete escutar prefeitos e manter hospitais de pequeno porte

Leia mais: Ana Amélia critica falta de investimento do Estado em saúde e educação

Leia mais: Vieira da Cunha define saúde como prioridade do seu governo

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

34° Congresso dos Municípios

Informações da notícia

Data de publicação: 28/07/2014