A importância de aperfeiçoar a relação política entre os governos federal, estadual e municipal foi o tema em destaque na abertura da 2ª Jornada Municipalista .

A importância de aperfeiçoar a relação política entre os governos federal, estadual e municipal foi o tema em destaque na abertura da 2ª Jornada Municipalista . Promovido pela Associação Gaúcha Municipalista (AGM), o encontro realizado nesta quinta-feira (29/3), no auditório do Centro Administrativo do Estado, contou com a presença de prefeitos, vices, procuradores, secretários, vereadores e representantes do poder estadual e federal. A FAMURS esteve representada no evento pelo vice-presidente da entidade e prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn. O painel foi dirigido pelo presidente da AGM e prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto.

Na ocasião, o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, exaltou a necessidade de um novo pacto federativo para qualificar a gestão pública das prefeituras. "Para que seja justa a liberação de recursos e a distribuição de renda, o Brasil precisa descentralizar o poder como forma de fortalecer os municípios", afirmou.

Ex-presidente da Federação e atual vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel, ao colocar-se na posição de gestor municipal, defendeu a reforma no calendário eleitoral . "Sou a favor da coincidência de mandatos. É importante pensarmos, após essa eleição, na unificação de mandatos nas esferas municipal, estadual e federal", enfatizou.

Também participaram do evento o vice-governador do Estado, Beto Grill; o presidente do Tribunal de Contas, Cezar Miola; o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta; o procurador geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino; o deputado estadual Dr. Basegio; o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra; entre outras autoridades.

A 2ª Jornada Municipalista também discutiu condutas e precauções para o último ano de mandato, visando orientar os prefeitos para as eleições municipais de outubro.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 29/03/2012

Compartilhe!