Nove municípios do Rio Grande do Sul irão receber, através de caravanas organizadas pela Frente Parlamentar em Defesa da Universalização da Educação Infantil da Assembleia Legislativa do RS, o relatório final da subcomissão, presidida pela deputada Ann...

Nove municípios do Rio Grande do Sul irão receber, através de caravanas organizadas pela Frente Parlamentar em Defesa da Universalização da Educação Infantil da Assembleia Legislativa do RS, o relatório final da subcomissão, presidida pela deputada Anna Affonso, que trouxe dados sobre a situação da educação no RS. O objetivo é realizar audiências públicas e incentivar prefeitos e gestores municipais dos municípios visitados (Rio Grande, Porto Alegre, Ijuí, Osório, São Leopoldo, Taquara, Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Maria) a se comprometer com investimentos na educação infantil.

Segundo consta na pesquisa, dados do Tribunal de Contas do Estado apontam os dez municípios que mais investiram em educação infantil:Sapiranga, Ivoti, Lajeado, Canela, Vera Cruz, Montenegro, Estrela, Feliz, Araricá e Ijuí. Ainda segundo o TCE, também foram apontados os dez municípios que obtiveram o maior incremento em investimentos para a área. São eles: Arroio dos Ratos, Santa do Livramento, Candiota, Alpestre, Salto do Jacuí, Viadutos, Capão do Leão, Estância Velha, Ivoti e São Leopoldo.

O maior desafio trata-se da inclusão de crianças entre zero a três anos, faixa etária que apresenta os índices mais baixos de inclusão no sistema educacional. Os número também indicaram que 103 municípios ainda não possuem instituições de ensino voltado para crianças, o que indica que apenas 22% das crianças gaúchas entre zero e cinco anos são atendidas em algum estabelecimento. As caravanas começam a partir de abril e pretendem mobilizar a população das cidades com audiências públicas e formalização de cartas de compromisso com prefeitos da região.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 29/03/2012