Uma alternativa para ampliar a qualidade dos serviços de internet é a contratação de operadoras locais.

Uma alternativa para ampliar a qualidade dos serviços de internet é a contratação de operadoras locais. São pequenos e médios provedores que podem oferecem serviço de maior qualidade, melhor atendimento e baixo custo. O assunto foi tema do seminário “Redes de Internet e Telfonia nos Municípios Gaúchos – Problemas e Soluções”, realizado nesta segunda-feira (26/5), na sede da Famurs. O encontro reuniu cerca de 120 gestores municipais, entre prefeitos, secretários e técnicos, no auditório da Federação.

De acordo com o superintendente da Famurs, Ney Michelucci, é preciso fortalecer os serviços de telecomunicação no Rio Grande do Sul. “Nossa infraestrutura de internet e telefonia é muito precária”, lamentou. Conforme Michelucci, a entidade recomenda que as prefeituras estruturem um processo de licitação para estimular a concorrência entre as operadoras. Como exemplo, o prefeito Paulo Ricardo Cattaneo apresentou o caso do município de Soledade. Catteneo contou detalhes sobre o processo licitatório que permitiu a renovação da rede de internet. “Conseguimos dobrar a velocidade, reduzir o preço e interligar as diversas áreas de gestão. Postos de saúde, escolas públicas e o centro administrativo agora estão conectados. ”

No painel sobre as redes de tecnologia da informação no RS, o engenheiro Marcos Hemann destacou o papel dos provedores locais. “A prefeitura não deve ser uma operadora de telecomunicações. Ela precisa viabilizar convênios com provedores da própria cidade, que têm uma operação próxima do cidadão”, ressaltou. Hemann informou que o Brasil possui mais de 4,2 provedores de internet autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Também participaram do evento o especialista em redes de computação Leandro Bertholdo, o advogado Julio César Faitarone, o diretor da empresa SouthTech, Carlos Eduardo Vianna, o jornalista Maurício Renner e o coordenador da Eletrosul, João Henrique da Silva.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Acesso à internet com mais velocidade e menor preço é uma das maiores demandas da população do interior. Com redes defasadas e pouco investimento de grandes operadoras, as comunidades sofrem com a falta de uma boa estrutura de telecomunicações. Para oferecer respostas a esses problemas, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) realizou no dia dia 26 de maio de 2014 o seminário Redes de Internet e Telefonia nos Municípios Gaúchos - Problemas e Soluções.

Informações da notícia

Data de publicação: 26/05/2014