A Famurs comunica os gestores municipais que o mês de março será marcado por uma forte queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A Famurs comunica os gestores municipais que o mês de março será marcado por uma forte queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a perda será de 40% em relação ao mês passado. No acumulado do primeiro trimestre de 2014, registra-se uma redução de 1,73% em relação a 2013.

Para a assessora técnica da Áreas de Receitas Municipais da Federação, Cinara Ritter, o prejuízo deve-se a baixa arrecadação do imposto sobre produtos industrializados (IPI) e do imposto de renda (IR), que são os componentes do FPM, recolhido pela União e transferido às prefeituras. “O fraco desempenho da economia reflete em um baixo retorno para os cofres municipais”, explica a assessora.

Entretanto, para os meses de abril e maio, é prevista uma alta na arrecadação do Fundo. Conforme Cinara, a expectativa de crescimento deve-se às declarações do IR, que começaram a ser feitas e pagas. Com relação ao IPI, a arrecadação sobre produtos industrializados não terá impacto positivo no FPM.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas receitas

Informações da notícia

Data de publicação: 13/03/2014